Roseta é número dois na lista de António Costa - TVI

Roseta é número dois na lista de António Costa

Acordo estabelecido tendo em vista as próximas eleições autárquicas

Relacionados
António Costa e Helena Roseta formalizaram, na tarde desta quarta-feira, o «casamento» que permite juntar o movimento «Cidadãos por Lisboa» à lista do Partido Socialista que vai concorrer às próximas eleições autárquicas. Em cima da mesa da conferência de imprensa, que decorreu no Hotel Altis, estavam rosas pérola e flor de laranjeira.

Roseta assegura que este não é um regresso ao PS, mas já sabe que vai ficar em segundo lugar na lista, relegando Manuel Salgado para número três, ainda que o vereador tenha assegurado a vice-presidência caso Costa vença Santana Lopes.

Costa e Roseta chegam a acordo por Lisboa

A líder do movimento «Cidadãos por Lisboa» explicou que tentou uma coligação à esquerda e só depois de contactos com o Bloco e com o PCP se terem revelado infrutíferos decidiu avançar para António Costa. Como não é permitido fazer coligações entre partidos e movimentos cívicos antes das eleições, as duas partes consideram que este é um «acordo coligatório».

Quatro elementos dos «Cidadãos por Lisboa» vão figurar entre as 17 caras que vão compor a lista do PS. A ordem é estabelecida consoante os resultados das últimas eleições intercalares, sendo extensível apenas à Assembleia Municipal, dado que nas Juntas de Freguesia não há acordo.

António Costa vai avisando: «Não temos de estar 100% de acordo em todo. Há matérias em que não vamos estar, no entanto existe liberdade de voto como acontece em qualquer acordo político».

António Costa garante que o mandato que resultar das eleições de Setembro será para cumprir até ao fim. «O meu projecto de vida para os próximos quatro anos é muito claro. Lisboa, Lisboa e só Lisboa», assegurou.

O actual presidente da câmara explica que a sua intenção é «unir Lisboa e criar condições para fazer trabalho». Com Helena Roseta, a quem se junta José Sá Fernandes, António Costa acredita que será possível trabalhar com menos percalços. Aliás, a arquitecta Roseta concorda que «é necessário encontrar soluções de governação para Lisboa».

«Muito positivo»

Já Sá Fernandes, que tinha chegado a acordo com Costa na semana passada, considerou «muito positivo» esta nova ligação. «Acho muito bem, há muito tempo que vinha fazendo um apelo para convergências e esta é mais uma», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados