Avante: uma festa que também é uma «jornada de luta» - TVI

Avante: uma festa que também é uma «jornada de luta»

Jerónimo abriu Festa do Avante com comício

A «maior iniciativa política e cultural» do país, garante o PCP

Relacionados
O PCP apresenta a 32.ª Festa do Avante!, de sexta-feira a domingo, no Seixal, como a «maior iniciativa política e cultural» do país, mas também «uma jornada de luta» contra «a política de direita».

A organização, afirmou à Agência Lusa Alexandre Araújo, do secretariado do PCP, disse esperar a visita de «milhares de pessoas» à Quinta da Atalaia, Seixal, durante os três dias da festa que assinala a rentrée do PCP e termina domingo com o comício do líder comunista, Jerónimo de Sousa.

Esta quinta-feira, o jornal oficial do partido, o Avante!, a que a festa foi buscar o nome, dedica o editorial à iniciativa que define como «espaço único de cultura, de arte, de convivo e de intervenção política».

«É, simultaneamente, uma grande jornada de luta, parte da luta geral dos trabalhadores portugueses», «imposta pela política de direita, cerceadora de direitos, liberdades e garantias», lê-se no editorial.

A «luta» contra o Código do Trabalho, apresentado pelo Governo e que será debatido dia 18 no Parlamento, é um dos temas centrais da Festa do Avante! - com um debate e o lançamento de uma campanha nacional contra as mudanças na legislação laboral.

Durante os três dias - a par de um programa cultural que inclui pela primeira vez espectáculos de ópera - haverá ainda outros debates sobre a crise económica, os 160 anos do Manifesto Comunista e também sobre o XVIII Congresso do partido, no final do ano, em Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados