Sócrates vai ser comentador político na RTP - TVI

Sócrates vai ser comentador político na RTP

Tomada de posse do Governo (Tiago Petinga/Lusa)

A partir de abril, o antigo primeiro-ministro vai fazer parte de um painel de comentadores na estação pública

Notícia atualizada às 20:58

O diretor de Informação da RTP confirmou esta quinta-feira à Lusa que a estação pública vai contar, a partir de abril, com o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates e o ex-ministro da Presidência social-democrata Nuno Morais Sarmento como comentadores políticos.

«Confirmo que a RTP vai ter dois novos comentadores políticos: José Sócrates e Nuno Morais Sarmento», afirmou o diretor de Informação, Paulo Ferreira.

A notícia, avançada na edição de hoje do Diário de Notícias, refere que as negociações decorreram desde o início do ano e que cada programa será semanal e com duração de 25 minutos.

O diretor de Informação da RTP escusou-se, no entanto, a avançar com pormenores sobre os formatos previstos. Na sua página no Facebook, Paulo Ferreira escreveu: «Entendendo a polémica sobre a vinda de José Sócrates para comentador da RTP, não posso deixar de citar aquela máxima de Voltaire que, em meu entender, diz tudo o que há a dizer sobre liberdade de expressão. "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito a dizê-lo". É disto que se trata quando se fala de pluralismo de opinião no espaço público. E é isto que é praticado todos os dias.»

De acordo com o DN, a estreia do espaço de comentário político de José Sócrates será antecedida por uma grande entrevista em que o antigo primeiro-ministro pretende esclarecer alguns temas a propósito dos seus seis anos de governação.

Recorde-se que Sócrates deixou Portugal em 2011 e tem vivido em Paris. Desde 1 de Janeiro assumiu o cargo de presidente do conselho consultivo da farmacêutica Octapharma para a América Latina.
Continue a ler esta notícia