PS: federações não se decidem quanto a Alegre - TVI

PS: federações não se decidem quanto a Alegre

No entanto, deixaram um recado ao candidato

Relacionados
A reunião entre o secretário-geral do PS, José Sócrates, e os presidentes das federações socialistas já terminou, mas foi inconclusiva quanto ao apoio dos socialistas a Manuel Alegre nas presidenciais.

No entanto, foi sublinhada a ideia consensual de que o candidato a apoiar terá de garantir que não interfere na esfera governativa.

Segundo um dos líderes federativos presentes na reunião disse à Lusa, esta mensagem relativa ao princípio da não interferência na esfera do Executivo funciona como uma linha de demarcação face à recandidatura do actual chefe de Estado, Cavaco Silva, mas serve também de advertência a Manuel Alegre.

Na sequência de críticas feitas pelo candidato presidencial Manuel Alegre ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) apresentado pelo Governo, vozes como a do ministro da Economia e dirigente socialista Vieira da Silva sublinharam, em estilo de resposta, que é ao Governo que cabe governar.

Na reunião com os presidentes das federações socialistas, tal como aconteceu, na véspera, no encontro com os presidentes de câmaras eleitos pelo PS, José Sócrates voltou a não abrir o jogo sobre a sua posição em relação às eleições presidenciais.

Sócrates apenas comunicará a sua proposta sobre quem apoiar nas eleições presidenciais na reunião decisiva da Comissão Nacional do PS, no domingo.

«Há candidatos que tentam aprisionar os partidos»

Os presidentes das federações apresentaram-se divididos em relação à candidatura presidencial de Manuel Alegre. Em apoio de Manuel Alegre manifestaram-se o presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), Joaquim Raposo (que foi o primeiro a falar na reunião), e os presidentes de Coimbra (Vítor Batista), Aveiro (Afonso Candal), Bragança (Mota Andrade), entre outros.

As intervenções mais críticas em relação a Alegre partiram do líder federativo do Porto (Renato Sampaio), de Setúbal (Vítor Ramalho) e de Vila Real (Rui Santos).
Continue a ler esta notícia

Relacionados