Director da TSF admite «ameaças ilegítimas», mas... - TVI

Director da TSF admite «ameaças ilegítimas», mas...

... Paulo Baldaia garante que não conhece nenhum caso em que o jornalista tenha cedido às pressões

Relacionados
O director da TSF admitiu, esta terça-feira, na Comissão de Ética, que as pressões sobre os jornalistas «existem desde sempre» e muitas delas são «ilegítimas». No entanto, Paulo Baldaia garantiu desconhecer um caso em que o jornalista tenha cedido.

Director do DN: «Se existisse plano era pouco inteligente»

«Acho que é ilegítima qualquer pressão que contenha uma ameaça. Ameaças sobre jornalistas já existiram, mas tudo o que eu conheço foi resolvido sem que as pessoas cedessem a esse tipo de pressões. Mesmo essas pressões ilegítimas são ultrapassadas», disse, no Parlamento.



Para o responsável da rádio, «compete a todos os jornalistas não cederem às pressões, seja de que tipo forem».

«Obviamente que não penso que esteja em causa o exercício da liberdade de expressão. Coisa diferente são os condicionamentos que existem na profissão de jornalista. Sinto que hoje o exercício da profissão é feito com mais dificuldades do que há 20 anos», acrescentou, referindo-se à precariedade da profissão.

Paulo Baldaia, que confirmou ter sido assessor de António José Seguro e de Mário Soares, referiu que «nisto de ser jornalista ou se tem coluna vertebral, ou não se tem», tenha sido assessor ou não.

Quanto a pressões directas de José Sócrates, o director da TSF admitiu que o primeiro-ministro «tem uma relação difícil com a comunicação social», porque «não gosta de muitas coisas que se dizem e que se escrevem».

«Já conversei com ele várias vezes sobre coisas que lhe desagradam, mas apenas uma discussão de factos, todas as outras acabam logo ali», explicou.

Questionado acerca do afastamento da ex-editora de política da TSF, Teresa Dias Mendes, Baldaia negou qualquer pressão para a sua substituição. «Na TSF os cargos não são vitalícios. Essa jornalista era editora de política e foi convidada a exercer outra editoria com tempo. Houve mais seis alterações nas editorias. Ninguém dá indicações exteriores à redacção para alterar o que quer que seja», garantiu.

Quanto à sua relação com Joaquim Oliveira, o director da TSF afirmou que conversa com o presidente do conselho de administração da Controlinveste «sobre a empresa» porque é a sua «obrigação». «Mas obviamente nunca falámos sobre a informação que produzimos», acrescentou.

Sobre a notícia do semanário «Sol», que reproduziu uma conversa entre Paulo Penedos e Rui Pedro Soares dando conta que Paulo Baldaia seria o próximo director da TVI, o jornalista desmentiu tudo. «Nunca na vida estive para ir para a TVI», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE