Rui Moreira diz que centralismo «faz lembrar o Estado Novo» - TVI

Rui Moreira diz que centralismo «faz lembrar o Estado Novo»

Rui Moreira

Candidato ganha força no Porto

O candidato independente à Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que o centralismo do Governo faz lembrar o Estado Novo, ao «travar» o projeto de reabilitação urbana da cidade, que «tem de continuar» devido aos resultados excelentes.

«As notícias que nos chegam são no sentido de ver o projeto da reabilitação urbana travada por decisão do Governo e comunicada ao Porto por funcionários dos diretórios. Isto tem uma leitura política: mesmo no tempo do Estado Novo, quando vinham cortar alguma competência ao Porto mandavam os ministros, agora mandam funcionários. Isto preocupa-nos sob o ponto de vista do centralismo», frisou Rui Moreira.

O candidato falava aos jornalistas no fim de uma reunião com responsáveis da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto, empresa que presidiu entre maio de 2011 e dezembro, e que na quinta-feira viu as contas de 2012 chumbadas pelo acionista maioritário, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Revelando que 93% dos licenciamentos aprovados pela Câmara do Porto «são relativos à reabilitação urbana», Rui Moreira frisou não ser «justo que seja a cidade a pagar a fatura e o Estado a receber a receita».

«A SRU tem que continuar mas é muito injusto que seja apenas o Porto a pagar a fatura. Tudo o que é recebido na reabilitação urbana ao nível de IMT, IMI e IVA tem um efeito muito importante nas contas do Estado», alertou.

Rui Moreira considera «extraordinário» que o Estado, envolvido na SRU «há sete anos» apenas tenha investido «1,2 milhões de euros por ano» e não tenha pagado os últimos três. «O Estado entende que o máximo que deve investir é 1,2 milhões por ano e que pode estar três anos sem pagar», criticou.
Continue a ler esta notícia