Sondagem TVI/RCP: Passos Coelho vence com 43,3 por cento - TVI

Sondagem TVI/RCP: Passos Coelho vence com 43,3 por cento

Vantagem é de sete pontos sobre Paulo Rangel

Pedro Passos Coelho vai ser o vencedor das eleições no PSD, segundo uma sondagem da Intercampus para a TVI e o Rádio Clube Português. O candidato tem uma vantagem de quase sete pontos sobre Paulo Rangel

Dentro do universo PSD, perante a pergunta qual o melhor candidato à liderança do PSD, Pedro Passos Coelho recolhe 43,3 por cento das respostas dos inquiridos e

em segundo lugar aparece Paulo Rangel com 36,7 por cento.

Fica claro nesta sondagem que a vitória vai ser discutida entre os dois, já que José Pedro Aguiar-Branco surge muito mais longe, com 11,1 por cento.

Em último lugar, Castanheira Barros, sem nenhuma referência por parte dos simpatizantes do PSD.

Mas esta é uma corrida longe de estar resolvida entre Passos Coelho e Rangel. 8,9 por cento dos inquiridos não sabe ou não responde à pergunta qual o melhor candidato ao PSD. Pode haver aqui margem para que os indecisos alterem a diferença entre Rangel e Passos Coelho.

Paulo Rangel, no entanto, ultrapassa Passos Coelho quando se pergunta pela competência, pela capacidade de trabalho e até pela confiança. À pergunta qual o mais trabalhador?, Rangel recolhe 32,2% das respostas contra 23,3 de Passos Coelho.

E quando se pergunta qual o mais competente?, Passos fica pelos 28, 3 contra 36,1 % de Rangel. E quando se quer saber o de maior confiança, Rangel volta a vencer: 37,2% contra 31,1% de Passos Coelho.

Já este último bate Paulo Rangel quando ao universo se pergunta quem tem melhores ideias para o país ou quem daria um melhor primeiro-ministro. Nas ideias, Passos recolhe 38,9 contra 30% de Rangel. No melhor primeiro-ministro, Passos 34,4% contra 30,6%.

Curioso também é ver que Rangel é apontado como melhor candidato para líder da oposição. Rangel 38,3, Passos Coelho, 32,8.

Ficha técnica

Sondagem INTERCAMPUS para a TVI, realizada entre nos dias 23 e 24 de Março de 2010, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa, nomeadamente sobre os novos candidatos à liderança do PSD.

Universo constituído pela população portuguesa, com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Com recolha através de entrevista telefónica, a amostra é constituída por 605 entrevistas: 52,4% dos entrevistados do sexo Feminino, 47,6% do sexo Masculino, 31,1% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 34% entre os 35 e os 54 anos e 34,9% dos indivíduos com mais de 55 anos.

Por regiões 17,9% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 13,2% no Grande Porto, 19,8% no Interior, 18% no Centro Litoral, 21,2% na Grande Lisboa e 9,9% no Sul. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,98%.

Nos resultados de temas sobre política, e quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «Projecção».
Continue a ler esta notícia