PSD diz que Seguro «aposta no fracasso» do programa português - TVI

PSD diz que Seguro «aposta no fracasso» do programa português

Jorge Moreira da Silva, vice-presidente do PSD

Moreira da Silva diz que o líder do PS vê a questão do empréstimo a Espanha de forma «masoquista»

O vice-presidente do PSD Moreira da Silva disse este domingo que o problema de Espanha é diferente do português e que o líder do PS está a ver a questão de forma «masoquista».

Em declarações aos jornalistas na Curia, distrito de Aveiro, Jorge Moreira da Silva salientou que, ao contrário de Portugal, a Espanha não tem um problema de défice orçamental, mas sim de capitalização da sua banca.

O líder do PS, António José Seguro, defendeu hoje que Portugal deve aproveitar a ajuda a Espanha para conseguir renegociar com a «troika» as condições de ajuda financeira internacional. Uma posição que leva Morreira da Silva a concluir que Seguro «está apostado no fracasso» do programa de ajustamento.

«Não vale a pena estar a tentar confundir as pessoas», diz aquele dirigente do PSD, que defende que a decisão de ajuda à Espanha «é boa para a Europa e para Portugal», porque o mercado espanhol representa uma parte significativa das exportações nacionais e quanto melhor estiver a Europa, melhor é para Portugal.

«O líder do PS não perde uma oportunidade para mostrar que está apostado no fracasso do nosso programa de ajustamento. Quando há uma avaliação positiva da «troika» diz que é preciso mais tempo e mais dinheiro. Quando há uma segunda terceira e quarta avaliação positiva volta a dizê-lo.



Quando as exportações crescem e a consolidação orçamental faz o seu caminho, o líder do partido socialista não perde uma oportunidade para afirmar, em termos públicos, que é necessário renegociar», acusou Moreira da Silva.

O vice-presidente do PSD não vê razões para dar esse passo porque Portugal está a cumprir «o que resultou do fracasso da governação socialista, mas também o que o PS negociou com a ¿troika¿», e deve-se dar um sinal de valorização aos portugueses do esforço que estão a fazer.
Continue a ler esta notícia