Viegas assistiu «muito tranquilo» a manif cultural - TVI

Viegas assistiu «muito tranquilo» a manif cultural

Francisco José Viegas

Secretário de Estado da Cultura diz que é «normal que as pessoas manifestem o desânimo»

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, disse hoje no Porto ter encarado as manifestações culturais de protesto de sábado com «toda a naturalidade e com tranquilidade».

«É natural que as pessoas manifestem o seu estado de espírito, o seu desânimo, também. Mas é preciso lutar contra o desânimo», acrescentou o secretário de Estado, que falava à margem da apresentação no Balcão+Cultura, na Fundação de Serralves, no Porto.

Francisco José Viegas garantiu que «a cultura nunca esteve, nem pode estar em causa. A cultura é o mais criativo de nós, é aquilo que nos garante a nossa identidade».

Questionado sobre os cortes nas fundações, o governante considerou a questão «um pouco complexa», referindo, contudo, que «a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) esteve sempre do lado das suas fundações».

«Todas as fundações ligadas à SEC estão defendidas, ou seja, fizemos um trabalho desde há um ano com todas as fundações, tivemos uma relação frontal, direta, aberta, de contas claras e, portanto, os cortes anunciados na resolução do Conselho de Ministro nós já os tínhamos praticado», sustentou.

Francisco José Viegas falava na apresentação pública do Balcão+Cultura, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, do IAPMEI e de Serralves. Pretende fomentar o empreendedorismo e a inovação na área das indústrias criativas disponibilizando, de uma forma centralizada, informações sobre apoios, financiamento e construção de planos de negócios na área das indústrias criativas e culturais.
Continue a ler esta notícia