25 de Abril: concentração junta milhares - TVI

25 de Abril: concentração junta milhares

Comemorações do 25 de Abril (LUSA)

Concentração iniciou-se cerca das 15:00, tendo o vermelho como cor dominante

A rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, voltou a «assistir» à concentração de milhares de pessoas que vão desfilar em comemoração do 25 de Abril, onde o vermelho é a cor dominante.

A concentração iniciou-se cerca das 15:00, com muitas pessoas empunhando bandeiras nacionais mas também de outros géneros, como da central sindical CGTP ou até de localidades. Como habitualmente não faltaram também os cabeçudos.

Um casal dinamarquês, Pia e Ifinn Taube, «apaixonou-se» pelo 25 de Abril no ano passado, quando esteve de férias em Portugal, e este ano voltou e os dois até já sabem dizer «a luta continua», ainda que num português cheio de sotaque. E é tão preciso», disse Pia Taube em inglês.

De férias de novo em Portugal, estas marcadas propositadamente para participar no 25 de Abril e 1.º de Maio, o casal gostava agora de alugar uma casa em Lisboa.

Tudo porque «Portugal ainda é muito original e o socialismo ainda tem significado, o que já não acontece na Dinamarca».

Na Dinamarca, dizem, o 1.º de Maio é comemorado mas foram esquecidas as ideias que estiveram na origem da comemoração.

Os cravos vermelhos, também eles na «origem» da revolução portuguesa de 1974, também parecem estar a ser esquecidos.

Um dos vendedores que habitualmente vende rosas exibe hoje dois molhos de cravos, a um euro cada flor, mas garante que o negócio está fraco e nem acredita que consiga chegar ao fim da jornada de mãos vazias.
Continue a ler esta notícia