Louçã chama Passos de «cangalheiro» da MAC - TVI

Louçã chama Passos de «cangalheiro» da MAC

Primeiro-ministro disse que não sabia de qualquer alteração no calendário de encerramento da MAC e Francisco Louçã confrontou-o com um documento do ministério nesse sentido

Francisco Louçã pergunta a Passos Coelho: «Como é que se sente como cangalheiro da melhor maternidade de Portugal?», depois de virem a público notícias que dão conta de que a Maternidade Alfredo da Costa (MAC) vai fechar este ano.

Em defesa, o primeiro-ministro disse que a MAC «tem previsão de encerramento há muitos anos. Não foi este governo que introduziu essa matéria na discussão da carta hospitalar». E acrescentou que «a forma como decorrerá esse encerramento que está previsto acontecer nos próximos anos será oportunamente divulgado».

«Não tenho conhecimento» de que a Mac vá fechar até ao final do ano, como vem em alguns jornais.

«Não vou fazer qualquer especulação à volta disso», e confirma que encerramento está previsto há muitos anos, que em Lisboa «há um excesso de capacidade para o número de nascimentos» e que «privilegiar a integração e manter em funcionamento as maternidades que têm outras valências».

»Não fui informado pelo senhor ministro da Saúde que essa matéria já estivesse decidida».

Louçã diz que se passa algo «esquisito» no conselho de ministros. E confronta Passos com «um comunicado público do ministério da Saúde de ontem. Não quero chegar ao ponto de dizer que se organizam. Se há alguma decisão neste país, que passe por si».

Passos respondeu que os «senhores ministros não têm que reportar ao Primeiro-ministro todas as decisões que tomam e a minha forma de exercer o meu lugar de não é substituir-me aos meus ministros. Não é a maneira como eu governo».

E reiterou: «Não foi abordado pelo senhor ministro da Saúde comigo qualquer nova cronologia relativamente ao encerramento da MAC. Não me governo com os jornais» e mais não diz «até ao senhor ministro da Saúde me poder reportar alguma novidade, nomeadamente, uma decisão que possa ter sido tomada ao nível do conselho de administração da própria unidade quanto ao seu encerramento».
Continue a ler esta notícia