Príncipe Carlos «descontraído» em Lisboa - TVI

Príncipe Carlos «descontraído» em Lisboa

Carlos e Camilla visitaram a Escola Naval e o navio-escola Sagres

Relacionados
O príncipe Carlos de Inglaterra e a mulher, Camilla, duquesa da Cornualha, estiveram esta tarde em visita à Escola Naval, em Almada, onde tiveram uma conversa «informal» e «descontraída» com alunos da disciplina de inglês.

Carlos e Camilla iniciaram esta segunda-feira uma visita de dois dias a Portugal, a primeira etapa de uma viagem que seguirá por Espanha e por Marrocos.

Depois de ter passado a manhã em Lisboa, onde manteve um encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva, o Príncipe de Gales foi recebido nas instalações navais pelo Chefe de Estado-maior da Armada, almirante Saldanha Lopes, e pelo comandante da Escola Naval, contra-almirante Seabra de Melo.

Sempre debaixo de chuva, a maior parte do tempo sem chapéu, o Príncipe recebeu honras militares e ouviu a banda da Armada tocar o hino nacional e o da Marinha.

A visita seguiu até à sala 06, à aula Sequeira de Castro. Duas mesas quadradas, meia dúzia de cadetes em cada uma. A Princesa à esquerda, o Príncipe à direita. Menos de 15 minutos de conversa depois, os alunos acharam-nos «informais» e «descontraídos».

O cadete Tiago Valverde, 25 anos, aluno do 4.º ano, estava sentado na mesa de Carlos. Contou aos jornalistas que o Príncipe «tentou ser o mais informal possível, falando para os alunos como estudantes e não como militares».

O herdeiro do trono britânico «quis saber como tem corrido a cadeira de inglês e depois a carreira na Marinha». Disse-se ainda «feliz por Portugal ter conseguido manter o navio-escola Sagres».

Sentado na mesa da esquerda com a duquesa da Cornualha, Daniel Roxo, 21 anos, também cadete do 4.º ano, contou que Camilla foi «simpática» e «descontraída»: «Pôs-nos bastante à vontade, quis saber como surgiu a ideia de ingressarmos na Marinha, quais as nossas maiores dificuldades e como corria a disciplina de inglês.»

O Príncipe Carlos subiu depois ao primeiro andar da escola para ver o simulador naval e seguiu para a sala Macau, onde entregou um diploma ao melhor aluno do curso de inglês.

Passava pouco das 17h00 quando o Príncipe subiu a bordo do navio-escola Sagres. Acompanhado pelo comandante Proença Mendes, Carlos de Inglaterra fez perguntas, fez piadas e seguiu para a camarinha do comandante, onde assinou o livro de honra da embarcação.

A visita terminou meia hora depois, ainda à chuva e com palavras breves aos jornalistas. O Príncipe saiu do navio a segurar no chapéu-de-chuva, olhou para as câmaras que o esperavam e disse: «Vocês ficaram um pouco molhados.»

Carlos e Camilla vão ainda ser homenageados esta noite no Palácio de Queluz, num banquete oferecido pelo Presidente da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados