Portugueses voltam a invadir Algarve - TVI

Portugueses voltam a invadir Algarve

Praia no Algarve

Os portugueses continuam a procurar em massa a região do Algarve para aproveitarem as mini-férias da Páscoa. Até porque, cada vez mais, há preços para todos os bolsos.

Relacionados
Segundo o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, «este ano a estimativa (para este período) é de um crescimento das taxas de ocupação entre 4 a 5%», sendo que parte deste crescimento deve-se fortemente à procura interna, o que já é típico nesta altura».

O mesmo responsável referiu ainda que os preços na Páscoa são «uma roleta» ou seja, funcionam para todas as bolsas e carteiras. «Pode-se encontrar preços em hotéis de 5 estrelas no Algarve com diferenças substanciais de uns para os outros. Chegamos a variar 2 a 3 vezes por dia. Quem decide é o mercado», acrescenta o presidente da AHETA à «Agência Financeira».

Apesar da tendência progressiva ser ficar cada vez menos dias, a opção normalmente recai na hotelaria tradicional. No entanto, os hotéis de 4 e 5 estrelas terão melhores níveis de ocupação e até são os mais procurados por esta altura. «Quase todos os hotéis têm níveis de ocupação de 100%» na Páscoa, diz a mesma fonte.

Espanhóis voltam-se para o Sul do país

E se já é tradição os portugueses escolherem o Algarve para passarem estes dias no Sul, normalmente de bom tempo, o mesmo já não se pode dizer de todos os estrangeiros que visitam o nosso país. Por exemplo, os espanhóis preferem normalmente Lisboa e Porto. Uma tendência que se está a alterar este ano. Elidérico Viegas refere que há mais turistas do país vizinho este ano no Algarve, situação que atribui sobretudo «às melhores acessibilidades da região».

Mas há mais. Apesar do número de espanhóis ser superior a anos anteriores, a verdade é que a nível de mercado externo a liderança cabe sobretudo ao Reino Unido, que é o mercado mais significativo no Sul, (mais 30% a 40% que os restantes mercados). Para além destes, turistas oriundos da Irlanda, Holanda e Alemanha também exercem um rácio significativo nesta região do nosso país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados