Constâncio apela à calma: «Não acreditem em rumores» - TVI

Constâncio apela à calma: «Não acreditem em rumores»

Banco de Portugal

(Notícia actualizada)

Relacionados
O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, apelou aos portugueses para que mantenham a calma nesta altura de turbulência económica.

Vítor Constâncio aconselha os investidores, e portugueses no geral, a não seguirem os rumores que têm aparecido recentemente sobre a existência de bancos à beira da ruptura em Portugal.

E mais, reforçando a ideia transmitida publicamente pelo ministro das Finanças na segunda-feira, o governador do Banco de Portugal lembrou que os portugueses têm as suas poupanças garantidas.

«O mais importante nesta altura é ninguém confiar em rumores nem boatos, e confiar naquilo que expressa e publicamente dizem as autoridades. Foi muito importante a afirmação do ministro das Finanças, de que serão usados os instrumentos que forem necessários para garantir a segurança das poupanças dos portugueses», afirmou o governador do Banco de Portugal, à margem do XVIII Encontro de Lisboa.

«Confiem naquilo que eu digo»

«Confiem naquilo que eu e outros responsáveis disserem publicamente. Isto é muito importante em momentos de incerteza», garantiu.

O responsável lembrou que o Executivo deu já garantias de que todas as poupanças dos portugueses estão seguras e sublinhou que «o Estado surge como gestor de risco de última instância, e este papel é insubstituível».

Constâncio lembrou ainda a garantia dada pelos Governos Europeus, na declaração do presidente da União Europeia, sublinhando que, «até agora, não houve nenhum cidadão europeu que tivesse tido perdas nos seus depósitos e que os Governos continuarão a usar os mesmos instrumentos que têm sido usados para continuar a garantir isso».
Continue a ler esta notícia

Relacionados