Agricultores em expectativa sobre ajuda da UE - TVI

Agricultores em expectativa sobre ajuda da UE

Agricultor (arquivo)

A CAP e a Confagri já explicaram as expectativas que têm sobre as tentativas de Jaime Silva para sensibilizar a União Europeia sobre a seca em Portugal.

Na próxima quinta-feira, o ministro da Agricultura vai reunir-se com os agricultores portugueses.

Contactado pela TSF, o responsável pela Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), Luís Mira, já disse o que esperava da missão do ministro da Agricultura, que se encontra em Bruxelas, para tentar sensibilizar a União Europeia para o problema da seca em Portugal.

«Estamos a passar um período anormalmente seco, o que requer da União Europeia, um auxílio a Portugal a dois níveis, um no que concerne à flexibilização das regras da Política Agricola Comum e o outro através de um auxílio financeiro ou através de uma linha de crédito», adiantou.

Na próxima quinta-feira, o ministro da Agricultura, Jaime Silva vai reunir-se com os agricultores portugueses para fazer um ponto de situação sobre a seca.

A CAP diz que já traçou prioridades. Luís Mira explica que a confederação «desde 1998 solicita um sistema de seguros efectivo e que funcione nestas ocasiões».

O responsável por esta confederação afirma ainda que espera que com o novo ministro Portugal possa avançar nesta matéria.

Por sua vez, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola (Confagri) espera que perante a apresentação das dificuldades à União Europeia as ajudas financeiras não demorem a chegar. Francisco Silva pede ainda rigor na gestão dos recursos.

«Temos que fazer uma nova gestão dos nossos recursos hídricos, maximizar o aproveitamento de água e fazer algumas reconversões culturais. Vamos discutir tudo isto com o senhor ministro, além de medidas conjunturais que são sempre necessárias para ajudar a situação gravíssima que vivem os agricultores», disse Francisco Silva.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos