BCP perde privatização do Banca Comerciala Romana - TVI

BCP perde privatização do Banca Comerciala Romana

Presidente do BCP

O Banco Comercial Português perdeu a corrida pela privatização do banco romeno Banca Comerciala Romana para o Erste Bank, que vai pagar 3,7 mil milhões de euros por 61,9% da instituição romena.

Relacionados
Num comunicado emitido pela instituição presidida por Paulo Teixeira Pinto, a instituição financeira adianta que «não foi seleccionado como adquirente da participação de 36,88% do capital social da Banca Comerciala Romana detida pelo Estado Romeno, dado não ter apresentado a proposta financeira mais elevada».

O BCP considerou ainda que a proposta financeira melhorada que hoje apresentou, revista com base na melhoria dos termos contratuais e numa análise adicional exaustiva, reflectia já o valor máximo que seria possível pagar por forma a permitir criar valor para os accionistas.

«A gestão criteriosa de capital e de criação de valor prosseguida pelo BCP não justificaria, pois, que se formulasse uma proposta superior à que foi efectivamente apresentada», justifica o BCP.

No entanto, o banco português adianta ainda que «continuará a acompanhar os desenvolvimentos deste mercado [romeno], reafirmando o seu compromisso de prosseguir o desenvolvimento das suas operações bancárias nos mercados core (Portugal, Polónia e Grécia), com o objectivo de melhoria da rendibilidade, e de manter a criteriosa gestão de capital enfocada em activos core».

O banco português recordou ainda que permanece sujeito, como todas as outras instituições que participaram no processo, aos deveres de confidencialidade que o inibem de comentar ou tornar público todo e qualquer facto relacionado com este processo que não tenha sido objecto de divulgação prévia pela Comissão de Privatização, o que inclui naturalmente os próprios termos da propostas financeira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados