China anuncia descoberta de terceiro foco da doença - TVI

China anuncia descoberta de terceiro foco da doença

Gripe das Aves3

A China anunciou a existência de um terceiro foco de gripe das aves, desta vez no centro do país, em Hunan, onde 545 frangos e patos morreram, revelou hoje a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), noticia a agência «Lusa».

O foco infectado pelo vírus mortal H5N1 foi localizado sábado na localidade de Wantang, na província de Xiangtan, onde foram abatidos 2.487 pássaros até agora, indicou um relatório do ministério chinês da Agricultura, transmitido à OIE.

Este é o terceiro foco da gripe das aves a ser detectado num espaço de uma semana na China.

Os dois outros casos foram assinalados na Mongólia Interior e na província de Anhui.

O relatório, publicado no site de Internet da OIE, sublinha que estão a ser tomadas medidas de precaução, nomeadamente a vacinação das aves e a desinfecção das zonas contaminadas.

O foco de gripe das aves de Anhui, detectado a 20 de Outubro, onde cerca de 550 pássaros morreram e 44.736 foram destruídos, está actualmente sob controlo após as medidas de quarentena, de desinfecção e vacinação tomadas na região, indicou o China Daily.

«A epizootia foi erradicada e nenhum novo foco foi detectado» nessa zona, sublinhou o ministério da Agricultura, segundo o jornal diário chinês.

Na semana passada, a China foi afectada pelos seus primeiros casos de gripe das aves nos últimos dois meses, na Mongólia Interior, onde cerca de 2.600 pássaros morreram vítimas do vírus H5N1, numa pequena quinta, que conta com menos de 10.000 aves.

As autoridades chinesas qualificam como «grave» situação criada pela gripe das aves, que até agora matou pelo menos 60 pessoas na Ásia, apesar de até ao momento não ter sido assinalado qualquer caso de contaminação humana na China.
Continue a ler esta notícia