Cimpor investe 120 milhões nas fábricas de Moçambique - TVI

Cimpor investe 120 milhões nas fábricas de Moçambique

Cimpor

No âmbito de investimentos no centro e sul deste país

Relacionados
A Cimpor decidiu realizar um novo investimento, de cerca de 120 milhões de euros, nas suas fábricas em Moçambique para aumentar a capacidade de produção das mesmas.

«A Cimpor, perante a evolução recente da procura de cimento em Moçambique e as perspectivas de crescimento que se colocam a este mercado, decidiu realizar um importante conjunto de investimentos nas regiões centro e sul do país, através da sua subsidiária Cimentos de Moçambique», refere em comunicado à CMVM.

Desta forma, na unidade do Dondo (Beira), onde existe apenas uma moagem de cimento em operação, será construída uma linha de produção de clínquer de 1.500 toneladas/dia, complementada com novas instalações de moagem e ensacagem. «Permitirá aumentar a respectiva capacidade de produção de cimento, a partir de 2010, das actuais 240 mil toneladas/ano (com clínquer importado) para cerca de 550 mil toneladas/ano (com clínquer próprio)», adianta.

Na fábrica da Matola, em Maputo, os investimentos a efectuar centrar-se-ão na melhoria do respectivo desempenho ambiental e na quase duplicação da sua capacidade de moagem.

E termina: «Com este significativo programa de investimentos, estimados em cerca de 120 milhões de euros, a Cimentos de Moçambique dará um importante contributo para o desenvolvimento da indústria cimenteira naquele país, acompanhando o crescimento da procura, criando novos postos de trabalho e permitindo a substituição de importações».

As acções da cimenteira encerraram esta segunda-feira a cair 3,59% para os 5,10 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados