Exportações crescem mais de 7% e impulsionam economia - TVI

Exportações crescem mais de 7% e impulsionam economia

Televisão

As exportações cresceram 7,2 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao homólogo. O crescimento representa mesmo uma forte aceleração, depois da subida de 2,4% registada nos últimos três meses do ano passado.

A melhoria das exportações foi comum às componentes de bens e de serviços, com a primeira a revelar uma variação homóloga de 6,7% face a 1,8% no trimestre anterior. No que diz respeito aos produtos exportados com contributos mais significativos, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) destaca os produtos químicos, os produtos metálicos (excepto máquinas e equipamentos), as máquinas e equipamentos não especificados e ainda os equipamentos e aparelhos de rádio, televisão e comunicação.

As Exportações de Serviços, por sua vez, aumentaram 9,1%, acelerando face aos 4,8% do período anterior. Apesar de praticamente todas as componentes terem contribuído, os serviços de arquitectura, engenharia e consultadoria técnica destacaram-se.

Do lado das importações, também se deu um acréscimo de 3%, invertendo a tendência depois da queda de 0,6% no último trimestre do ano anterior.

«De referir a revisão em alta das importações de bens no 4º trimestre de 2005, com a incorporação de informação mais recente ao nível dos deflatores», refere o INE.

As Importações de Bens aumentaram 2,9%, em clara ascensão relativamente ao registado no último trimestre de 2005 (descida de 0,5%). A componente de serviços teve igualmente um perfil ascendente, passando de uma variação negativa de 1,1% para uma subida de 4,1%.

O INE sublinha que o maior número de dias úteis neste trimestre (mais dois) também influenciou o crescimento.
Continue a ler esta notícia