Feriado não consegue evitar perdas nacionais da bolsa - TVI

Feriado não consegue evitar perdas nacionais da bolsa

bolsas

Alta do petróleo continua a pressionar mercados mundiais

Relacionados
A Euronext Lisbon está mais uma vez a copiar os passos das suas congéneres e segue em baixa nesta terça-feira, feriado nacional.

Para além de um fecho misto dos EUA, as prças nipónicas também encerraram esta madrugada em queda, com a escalada dos preços do petróleo a penalizar.

O Dia de Camões não é assim festejado pelo principal índice que cai 0,91 por cento para os 10.117,80 pontos, com os 20 títulos no vermelho. No entanto, não é esperado um grande volume de negociação na sessão de hoje.

A maior derrapagem é da Mota-Engil que perde 2,89% para os 5,05 euros.

Muito próximas estão a Teixeira Duarte a cair 2,09% para os 1,40 euros, a Zon Multimédia a recuar 2,25% para os 6,52 euros e a Sonae SPGS que desvaloriza 2,11% para os 0,93 euros.

Na família Azevedo, nota para a Sonae Indústria que manteve a liderança da lista das cinco empresas com maior potencial de valorização para o Millennium bcp investimento. Os títulos tropeçam 2,63% para os 3,34 euros.

Entre os pesos pesados, a EDP desliza 0,53% para os 3,77 euros, a Portugal Telecom cai 0,84% para os 7,71 euros e o BCP recua 0,66% para os 1,51 euros. A eléctrica nacional e a argelina Sonatrach celebraram um acordo de princípios para uma possível parceria em países da América Latina.

EUA devem abrir mistos

Ainda a Galp Energia ressente-se e perde 0,8% para os 16,17 euros. A petrolífera continua a ser o título preferido da ESN no sector do petróleo e gás, de par com a Total, que mantém a recomendação de comprar para a empresa liderada por Ferreira de Oliveira e fixa o preço-alvo nos 21,50 euros.

Destaque para a Altri que desliza 0,6% para os 4,15 euros. A Ramada Investimentos vai ser destacada do capital do Grupo a 13 de Junho, ou seja, este será o último dia a que as acções da empresa de pasta e papel darão acesso aos direitos da nova cotada da bolsa de Lisboa, cuja estreia está agendada para o início do mês de Julho.

Fora do PSI20, um apontamento para o FC Porto. O Júri de Apelo da União Europeia de futebol (UEFA) vai decidir sexta-feira sobre o recurso apresentado pelo clube azul e branco, excluído da próxima edição da Liga dos Campeões pela Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA. As acções estão em silêncio nos 1,54 euros.

Lá fora, o DAX cai 1,06%, o CAC 1,30%, o IBEX 1,51% e o FTSE 0,69%. E nos EUA, os principais mercados fecharam ontem mistos. O Dow Jones ganhou 0,58%, mas o Nasdaq perdeu 0,54% e a previsão de abertura para hoje é igualmente mista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados