Governo cria comissão para acompanhar gripe das aves - TVI

Governo cria comissão para acompanhar gripe das aves

Aves migratórias

O Governo criou uma comissão de acompanhamento da gripe das aves que passará a reunir semanalmente para avaliar a situação da doença, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.

Relacionados
«Tendo em conta a evolução (da doença), com recente identificação do respectivo vírus em países europeus, designadamente Roménia e Turquia, entendeu o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, ser aconselhável em Portugal que se crie uma comissão de acompanhamento», refere o comunicado.

A comissão é criada para que «se proceda à análise e divulgação da informação adequada às situações que a curto ou médio prazo possam vir a registar-se».

A Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviaria, que funcionará na Direcção-Geral de Veterinária, é constituída pelo director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, pela directora do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, Inácia Aleixo Corrêa de Sá, e por uma responsável da Direcção-Geral da Saúde (Maria da Graça Freitas).

Um despacho conjunto assinado hoje pelos ministros da Agricultura e da Saúde determina que a comissão de acompanhamento deve reunir semanalmente, salvo se se justificar a convocação de reuniões extraordinárias.

A comissão passa a ser a entidade autorizada a prestar informações sobre a evolução da doença, refere a nota do Ministério da Agricultura.

A Comissão Europeia confirmou na quinta-feira a presença às portas da Europa do vírus H5N1 da gripe das aves, que foi detectado em 2003 na Ásia, onde já matou mais de 60 de pessoas.

Fontes diplomáticas anunciaram hoje que os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão reunir-se de emergência na terça-feira para discutir a crise da gripe das aves e questões do âmbito do comércio mundial.

Entretanto, uma equipa de investigadores identificou uma estirpe de vírus H5N1 da gripe das aves resistente ao «Oseltamivir», medicamento anti-viral que está a ser armazenado em todo o mundo, incluindo em Portugal, para prevenir uma pandemia.

A revista Nature revelou que esta estirpe foi descoberta numa jovem vietnamita de 14 anos, que poderá ter contraído a gripe das aves através do irmão e não por contacto directo com aves infectadas.

A descodificação do genoma da estirpe particular de vírus H5N1 revelou que uma mutação o tornou resistente ao «Oseltamivir», nome laboratorial do "Tamiflu", medicamento comercializado pela multinacional suíça «Roche».

A gripe das aves é uma doença contagiosa entre animais e que é transmissível aos seres humanos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados