Gripe entope Linha de Saúde Pública - TVI

Gripe entope Linha de Saúde Pública

Alergias

Ao primeiro sintoma gripal os portugueses respondem com perguntas. O número de chamadas feitas para a Linha de Saúde Pública foi seis vezes superior ao normal, só durante a manhã foram efectuadas 200.

Dessas, segundo Sérgio Gomes, coordenador da linha, 90% foram realizadas por pessoas «engripadas». Mas o atendimento não está «a dar conta do recado». Há chamadas que não são atendidas. A linha pondera alargar o seu horário até às 02.00, uma vez que «há muita gente a ligar pela meia noite», explica Sérgio Gomes, citado pelo «Diário de Notícias». A colocação de mais técnicos de saúde no atendimento é também uma medida «a tomar o mais depressa possível». Ontem, alguns telefonemas foram atendidos por uma gravação que explicava que a chamada não podia ser atendida porque a linha estava ocupada.

Segundo o coordenador, são muitos os portugueses que «confundem constipação com gripe». De entre os que telefonam para a Linha, «pelo menos um quarto são idosos». E as dúvidas que colocam são encabeçadas pela questão «ouvi falar do surto de gripe. O que devo fazer?»

A vacinação não aconteceu este ano como noutros anos. É pelo menos essa a convicção que fica depois da análise do conteúdo das chamadas feitas para a linha, diz Sérgio Gomes.
Continue a ler esta notícia