Ocupantes do helicóptero que caíu no Afeganistão morreram - TVI

Ocupantes do helicóptero que caíu no Afeganistão morreram

Ocupantes do helicóptero que caíu no Afeganistão morreram

Os 16 ocupantes do helicóptero, que caiu quarta-feira na província de Khost, no leste do Afeganistão, incluindo dois militares holandeses, morreram, afirmou hoje a porta- voz da coligação militar liderada pelos Estados Unidos, Tâmara Lawrence.

«As 16 pessoas a bordo do helicóptero morreram», afirmou Lawrence, adiantando que as tropas da coligação «recolheram os corpos de 12 dos mortos e estão à procura dos restos mortais dos outros quatro».

Na sequência da queda do helicóptero na quarta-feira, tinha sido anunciada a morte de quatro pessoas mas não tinha sido precisado o número de ocupantes.

Os dois militares holandeses que foram dados como desaparecidos na quarta-feira e cuja morte foi hoje anunciada eram um tenente-coronel e um sargento, encarregues de observar os sistemas de segurança de um campo militar.

Luke Knittig, porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (ISAF), com mandato da Nato, confirmou, por seu lado, que dois dos passageiros eram soldados da ISAF, mas recusou identificar ou especificar a nacionalidade.

Vários meios locais afirmaram que pelo menos dois cidadãos norte-americanos seguiam a bordo do helicóptero, apesar de este dado ainda não ter sido confirmado por fontes oficiais.

O aparelho, de fabrico russo e propriedade do governo afegão, caiu quarta-feira numa zona montanhosa situada a cerca de 40 quilómetros a noroeste da cidade oriental de Khost, capital da província com o mesmo nome.

Embora as causas do acidente ainda sejam desconhecidas, existe a possibilidade de ter sido um ataque já que os talibãs actuam normalmente naquela zona do país.

O helicóptero, que tinha saído de Cabul e se dirigia para a cidade de Khost, caiu no leste do Afeganistão numa altura em que as condições meteorológicas eram desfavoráveis.
Continue a ler esta notícia