ONI avança com testes comerciais ao Powerline - TVI

ONI avança com testes comerciais ao Powerline

ONI (logotipo)

A Oni, empresa liderada pela EDP, depois de vencer o negócio em Espanha, concentra agora os seus esforços na oferta da rede fixa e, sobretudo, na banda larga. Os testes para arrancar com o Powerline vão começar em breve, garantiu o administrador da empresa de telecomunicações, Xavier Rodriguez, durante o 15º congresso da APDC.

A tecnologia, que permite a utilização da rede eléctrica para transmitir dados, vai permitir a oferta de voz, dados em banda larga e imagem, beneficiando assim a empresa do facto de ser accionista maioritária da EDP. O Powerline é considerado pela Comissão Europeia como uma oferta capaz de gerar mais concorrência no mercado das comunicações electrónicas, estando a ONI, depois do arranque em Julho, já nos testes comerciais depois de comprovados os resultados ao nível técnico.

A empresa está, também, segundo o mesmo responsável, a testar já as duas versões do ONI220 Powerline, que permite oferecer velocidades de 2 e 5 MB a que se soma a voz.

A cobertura está confinada a Lisboa, mas vai progressivamente alargar-se a restantes regiões do país. Esta é uma fase que está prevista até ao final do ano.

Xavier Rodriguez referiu que o «futuro das telecomunicações» é «incerto», mas acredita que uma rede que suporte o Multiplay (voz, dados e vídeo) vai «decididamente permitir o alargamento dos serviços digitais».
Continue a ler esta notícia