Portugueses em Andorra podem abrir negócios após 10 anos de residência - TVI

Portugueses em Andorra podem abrir negócios após 10 anos de residência

Portugal e Andorra acordaram reduzir para metade o tempo que permite aos emigrantes residentes naquele país criarem negócios próprios ou tornarem-se profissionais liberais.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, António Monteiro, que acaba segunda-feira uma visita de dois dias ao país, os dois países «desbloquearam o acordo bilateral no sentido de permitir aos portugueses criarem negócios em nome próprio ou tornarem- se profissionais liberais», disse à Agência Lusa.

Os emigrantes só podem estabelecer-se por conta própria depois de viverem 20 anos em Andorra. Com este novo acordo será reduzido para metade o tempo exigido para a criação de negócios.

«Este desbloqueamento vai beneficiar a comunidade portuguesa e permitir que tenham as mesmas vantagens dos espanhóis e dos franceses que vivem em Andorra», sublinhou o ministro, acrescentando que era uma reivindicação antiga dos emigrantes.

Como os dois países vivem períodos eleitorais, António Monteiro ressalvou que este acordo será renegociado depois das eleições e deve estar concluído até Outubro.
Continue a ler esta notícia