Poupe dinheiro com a subida dos combustíveis - TVI

Poupe dinheiro com a subida dos combustíveis

Poupe dinheiro com a subida dos combustíveis

Os aumentos dos combustíveis estão de volta e é apenas natural que se comece a pensar em alternativas. O gás e os carros híbridos são apenas exemplos. Conheça as alternativas que existem no mercado, quanto lhe permitem poupar e se se adaptam, ou não, aos seus interesses.

Em Portugal, para já, são apenas duas as marcas que comercializam modelos híbridos: a Honda e a Toyota. No caso da Honda, o modelo disponível é o Honda Civic Ima, com 90 cavalos e 1.500 de cilindrada, que pode comprar por 21.955 euros. Um preço acessível, se comprarmos com o modelo não híbrido da mesma marca, que mais se aproxima deste, em características: o Honda Civic 1.600, cujo preço ronda os 24.545 euros.

Mas as diferenças não se ficam pelo preço da viatura, como explicou Tiago Panêl, da Honda Portugal, à Agência Financeira. O consumo também é consideravelmente diferente, e o modelo híbrido permite algumas poupanças. Enquanto o Ima gasta 4,9 litros aos 100 km, o Civic 1.600 consome 6,4 litros aos 100 km.

Por todas estas vantagens, o modelo já vendeu mil unidades em Portugal desde Novembro de 2003, quando chegou ao mercado.

Agora a marca tem preparada a chegada, ainda este ano, de uma nova geração do Civic Ima, que terá um acréscimo de potência e uma redução de consumo de combustível, além de uma tecnologia melhorada em relação ao seu predecessor, o que pode estimular ainda mais o interesse dos portugueses por esta «novidade».

Além disso, o novo Ima reduz consideravelmente a emissão de Co2, um factor que vai passar a pesar na carga fiscal automóvel em Portugal. Assim, o modelo beneficia, segundo as novas regras, de uma redução de imposto automóvel de 40%. Razões que fazem de Portugal o segundo maior mercado europeu deste modelo, atrás apenas do Reino Unido.

Já no caso da Toyota, existem dois modelos disponíveis em Portugal: o Toyota Prius e o Lexus, que têm um sistema de gestão de energia eléctrica diferente e mais complexo.

Como explicou António Costa, responsável da Salvador Caetano, que representa a marca em Portugal, o Prius tem um motor eléctrico de 66 cavalos e um motor de combustão de 77 cavalos, o que combinado dá 112 cavalos, e 1.500 de cilindrada. O preço deste modelo ronda os 28.784 euros, quase o mesmo que o modelo convencional mais próximo, o Avensis, de 1.600 de cilindrada e 110 cavalos, que está disponível por 28.356 euros.

Em termos de consumo, o Prius é mais vantajoso, já que gasta 4,2 litros aos 100 km, enquanto o Avensis consome 7,2 litros.

Desde 2000, este modelo vendeu cerca de 200 unidades no nosso País.

Gás: uma alternativa pouco difundida

Já no que se refere ao gás, muitos modelos podem ser adaptados para passar a funcionar com este combustível. No entanto, «os portugueses não estão muito familiarizados com essa opção. Não há informação, ninguém sabe muito bem quanto custa adaptar um carro com essa finalidade, apesar de se dizer que gasta menos, depois de convertido», disse o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), António Saleiro, à Agência Financeira.

O que questiona este responsável é «o mesmo que passará pela cabeça de muitos portugueses: se compensa e é mais barato, porque é que não está massificado? Não existem estudos, que se conheça, que analisem os custos e as vantagens e desvantagens das alternativas como o hidrogénio, a electricidade, o biodiesel ou o gás», questiona. E aposta que «com certeza estas novas alternativas não convêm a alguém».

Ainda assim, garante que, quando se justificar, a rede de gasolineiras do País está disposta a alterar as bombas para instalar um novo combustível, mas só quando isso compensar.
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