Preço do pão vai aumentar com electricidade mais cara - TVI

Preço do pão vai aumentar com electricidade mais cara

Pão

A subida dos preços da electricidade já começou a «fazer vítimas». A factura da energia tem um peso preponderante na estrutura de custos de produção em alguns sectores e, por isso mesmo, desencadeia habitualmente outros aumentos de preços. Neste caso, o ramo da panificação já acusou o golpe.

Relacionados
O preço do pão deverá, por isso mesmo, subir no início de 2006, quando entram em vigor as novas tarifas eléctricas. A Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) anunciou ontem uma subida média de 5,1% nas tarifas, mas para os consumidores de muito alta, alta e média tensão, em que se incluem estas indústrias, o aumento será muito superior, de 16,3%.

Fonte da Associação de Industriais de Panificação do Norte (Aipan) garantiu em declarações à Agência Financeira que «o sector não tem uma estratégia concertada de aumento de preços, cada empresa decide livremente o aumento do preço do pão», mas tendo em conta o peso da electricidade nos custos de produção, é de esperar que a subida da factura com a energia se reflicta na factura paga pelos consumidores. No entanto, e tendo em conta que cada empresa fixa o aumento a praticar em consequência desta actualização, «é difícil quantificar o aumento que se pode esperar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados