Taxa de ocupação nos hotéis do Algarve sobe 7% para 62% em Outubro - TVI

Taxa de ocupação nos hotéis do Algarve sobe 7% para 62% em Outubro

Algarve

A taxa de ocupação média nas unidades hoteleiras do Algarve subiu 6,7% para 61,7% em Outubro, quando comparado com os valores de igual periodo de 2004.

Segundo os dados divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), o volume total de vendas aumentou 2,4% em termos nominais.

Por zonas geográficas, as descidas mais acentuadas ocorreram na zona de Lagos / Sagres, cerca de 15%, enquanto a zona de Carvoeiro / Armação de Pêra foi a que apresentou a maior subida, 15%, seguida de Portimão / Praia da Rocha e Albufeira.

A zona de Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago foi a que apresentou a taxa de ocupação mais elevada, com 69,8%. A mais baixa ocorreu na zona de Lagos / Sagres com 47,4%, revelam os mesmos dados da AHETA.

Ao nível das categorias, as principais subidas verificaram-se nos hotéis e aparthotéis de 4 estrelas e nos de 3 estrelas. Os hotéis e aparthotéis de 4 estrelas foram também aqueles que registaram a taxa de ocupação mais alta (69,1%), enquanto que a mais baixa ocorreu nos hotéis e aparthotéis de 2 estrelas.

Britânicos representam metade das dormidas totais no Algarve

Por nacionalidades, os britânicos mantém, à semelhança do que aconteceu em meses anteriores, a liderança no ranking de turistas que mais preenchem os hotéis do Algarve. Em Outubro representaram 50,1% das dormidas totais, seguidos dos portugueses com 13,9% e dos alemães com 10,5%.

Os holandeses foram os que registaram a estadia média mais elevada, cerca de 10 dias, seguidos dos alemães (9 dias) e dos britânicos e irlandeses, ambos com 7,8 dias. Os portugueses permaneceram na região em média 3,4 dias.

No aeroporto, o movimento de passageiros local (embarcados e desembarcados) aumentou 4,9% relativamente a Outubro de 2004. O Reino Unido foi a principal origem/destino, com 61,5%, seguida da Alemanha e dos Países baixos.
Continue a ler esta notícia