UBS revê em alta de 13% preço-alvo da Altri - TVI

UBS revê em alta de 13% preço-alvo da Altri

Poluição do ar [arquivo]

O UBS reviu em alta de 13 por cento o preço-alvo da Altri para os 2,70 euros.

A UBS reviu em alta de 13% o preço-alvo para as acções da Altri, de 2,38, para 2,70 euros, devido às sinergias de 80 milhões de euros que a empresa espera conseguir com a aquisição da Celbi.

Na sequência do negócio, anunciado na quinta-feira, as acções da Altri estavam hoje, a meio da sessão, a liderar as valorizações na Euronext Lisboa, em alta de 9,01 por cento, para 2,42 euros, depois de já terem tocado nos 9,5 euros.

Numa nota de research divulgada esta sexta-feira, a UBS reitera a recomendação de compra para as acções ao braço industrial do grupo Cofina e explica que passou a aplicar um desconto de 10% (face aos 5% aplicados anteriormente) à avaliação da Altri, atendendo a que o facto de ser uma holding dificulta a apreciação do seu valor.

O analista Pedro Baptista estima que a Altri tenha pago um enterprise-value (EV) de 400 milhões de euros pela Celbi, acrescentando que o mercado estaria à espera de um EV de 350 milhões.

O especialista nota que este valor implica um múltiplo de 7,3 vezes o EBITDA (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações), mas salienta que a equipa de gestão liderada por Paulo Fernandes tem um forte historial de aquisições e que a operação terá implícitas «sinergias significativas».

A UBS estima sinergias de 70 milhões de euros resultantes da aquisição da Celbi, abaixo dos 80 milhões apontados pelo grupo industrial, o que resulta numa avaliação líquida dos activos de 3 euros por acção da Altri (mais que os 2,5 euros anteriores).
Continue a ler esta notícia