Bancos devem recompensar apoio estatal - TVI

Bancos devem recompensar apoio estatal

Comissão Europeia, em Bruxelas

Instituições bancárias têm de se tornar viáveis e competir em igualdade com os seus concorrentes

A Comissão Europeia (CE) disse esta quinta-feira que os bancos resgatados com dinheiro dos contribuintes terão que assumir responsabilidades e adaptar os seus negócios de forma a tornarem-se viáveis e estar em pé de igualdade com os seus concorrentes, noticia o «Cinco Días».

Em comunicado, a CE explica que esta directriz para a política de concorrência no sistema financeiro, irá vigorar até Dezembro de 2010, período durante o qual o organismo pretende reestruturar os bancos resgatados.

«Os bancos com ajudas e os seus accionistas devem acarretar a responsabilidade adequada pelo seu comportamento passado e contribuir para a reestruturação da entidade com os seus recursos», explicava o comunicado.

O executivo europeu quer que os bancos salvos com ajuda estatal recompensem de forma «correcta» esse apoio e comecem a trabalhar para que possam tornar-se exequíveis de forma independente, no sentido de «reforçar a concorrência no mercado único».

A CE alerta ainda que os bancos com um elevado montante de dinheiro público «podem ser obrigados a efectuar ajustes, realizando alienações ou limitando a sua capacidade de adquirir novos bens ou oferecer preços agressivos».
Continue a ler esta notícia