«Subida do desemprego poderá estar perto do final» - TVI

«Subida do desemprego poderá estar perto do final»

Gráfico

Taxa agravou-se para 9,8% no terceiro trimestre, o pior resultado desde 1983

Relacionados
[Actualizada às 14h40]

A subida da taxa de desemprego deverá estar perto do final, sendo provável que no primeiro trimestre de 2010 a situação se inverta, segundo Filipe Garcia, economista da Informação de Mercados Financeiros (IMF).



«Os números continuam a mostrar uma deterioração no mercado de trabalho em Portugal. A economia portuguesa já ultrapassou o ponto de viragem inferior, devendo encontrar-se em retoma, mas era de esperar que a taxa de desemprego continuasse a subir durante mais algum tempo. É provável que a subida da taxa de desemprego já se encontre perto do final», defende.



O economista sublinha que a economia portuguesa está em transformação, com as empresas a optarem por modelos mais flexíveis e com grupos de trabalho mais reduzidos. Ainda assim, Filipe Garcia recomenda cautela na análise dos números: «há que que ter em conta factores demográficos, factores técnicos, como os indivíduos que permanecem desempregados, mas já sem inscrição nos centros de emprego ou situações de subemprego. Por exemplo, a taxa de actividade voltou a baixar, o que pode denotar o «desistir de procura de emprego por um grupo de indivíduos».

Em entrevista à Reuters, a economista Paula Carvalho considera que a situação no mercado de trabalho tem ainda alguma tendência de agravamento, confirmada pelos números que ficaram acima das previsões.

«Possivelmente apenas ao longo de 2010 será possível ver alguns sinais de recuperação económica, mas poderá não ser suficiente para grandes ganhos no mercado de trabalho», sublinha a economista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados