Indústria de media e entretenimento portuguesa vai superar 5 mil milhões em 2012 - TVI

Indústria de media e entretenimento portuguesa vai superar 5 mil milhões em 2012

Internet sem fios

Crescimento deve-se essencialmente ao mercado de acesso à Internet

Relacionados
A indústria de media e entretenimento em Portugal deverá crescer a uma taxa anual acumulada de 7,1 por cento, atingindo os 5,3 mil milhões de euros em 2012, segundo o relatório anual «Global Entertainment and Media Outlook:2008-2012».

Para este ano, o relatório estima que o mercado nacional venha a gerar receitas superiores a 4,1 mil milhões de euros.

Este crescimento, que vai ser superior à média da Europa Central (5,4%) «dever-se-á sobretudo ao mercado de acesso à Internet que deverá progredir a uma taxa anual acumulada de 11,9%, alcançando os 1.897 milhões de euros em 2012».

O relatório estima que o segmento relacionado com os gastos dos consumidores e utilizadores finais atinja os 2.190 milhões de euros dentro de cinco anos, crescendo a uma taxa CAGR de 6,1%. Este valor corresponde aos gastos na aquisição de bilhetes para eventos desportivos, jogos de vídeo, subscrição de canais de televisão, casinos, parques temáticos, entre outros.

No caso das receitas publicitárias, o ritmo de crescimento será significativamente mais lento do que nos restantes segmentos. Apesar disso, o mercado deverá crescer a uma taxa CAGR de 2,9% até 2012, superando os 1.255 milhões de euros.

Mercado tradicional na liderança

A nível mundial, o relatório estima que em 2012 o mercado global alcance receitas superiores a 1,6 biliões de euros (taxa anual acumulada de 6,6%).

Embora o ritmo de crescimento mundial seja impulsionado pelos desenvolvimentos nas áreas digital e móvel, os segmentos de mercado mais tradicionais vão continuar a liderar as receitas, com excepção da música, segmento onde a distribuição digital irá ultrapassar a distribuição em suporte físico já em 2011.

Mais de um milhão de consumidores vão ajudar a manter formatos

A «Geração Internet» continuará a marcar o ritmo de mudança na indústria de M&E, influenciando novos modelos de negócio que estão a revolucionar o relacionamento entre as empresas e os clientes.

Esta geração introduz as novas tecnologias nas várias componentes da sua vida quotidiana e, ao mesmo tempo, apresenta as novidades tecnológicas às gerações mais velhas.

Por outro lado, a população mundial com mais de 50 anos vai crescer 13,1% até 2012, o que se traduz em 1,5 mil milhões de consumidores que vão ajudar a manter os formatos tradicionais, ao mesmo tempo que se interessarão cada vez mais pelas plataformas tecnológicas usadas pelos filhos e netos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados