Galp Energia renova máximos pela segunda vez numa semana - TVI

Galp Energia renova máximos pela segunda vez numa semana

Galp

Petrolífera beneficia da escalada dos preços do «ouro negro»

Relacionados
A Galp Energia renovou esta sexta-feira o máximo dos últimos 13 meses ao subir 0,86 por cento, para os 12,29 euros por acção.

Esta foi a segunda vez que a empresa de Ferreira de Oliveira fixa novo valor recorde só nesta semana, beneficiando da escalada dos preços do petróleo que têm vindo a subir há sete sessões consecutivas e que nesta manhã já tocaram os 77 dólares em Nova Iorque.

A esta hora, a Galp avança na linha da frente das 20 mais cotadas da bolsa, a valorizar 1,44 por cento, com cada título a valer 12,32 euros.

Isto depois do ministro das Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, ter convidado a empresa nacional para reforçar investimentos naquele país, reforçando a ideia de que a Galp é «uma das principais parceiras da Petrobras» e que as duas empresas vão trabalhar juntas nos concursos em 2010, de acordo com o «Diário Económico».

Quanto ao futuro da petrolífera nacional, o representante do Estado na empresa, Francisco Murteira Nabo, garantiu ao «Sol» que o controlo da Galp deverá manter-se em mãos nacionais após o fim do acordo parassocial em vigor, marcado para 2010.

Murteira Nabo considera «normal» que accionistas como a Eni ou a Sonangol declarem o seu interesse no reforço do capital da Galp, mas garante que até 2010 dificilmente empresas estrangeiras vão controlar esta empresa, avança o «Sol» na sua edição desta semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados