TAP recebe 1 milhão em incentivos para as novas rotas - TVI

TAP recebe 1 milhão em incentivos para as novas rotas

TAP

Companhia passa a voar para Varsóvia, Moscovo e Helsínquia em Junho

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A TAP vai receber 1 milhão de euros em incentivos para poder iniciar as três novas rotas, anunciadas pela companhia este domingo.

O vice-presidente da TAP, Luiz Gama-Mór, anunciou que a transportadora vai passar a voar para Varsóvia, Moscovo e Helsínquia, a partir de Junho do próximo ano, mas tal só é possível com a ajuda deste apoio financeiro resultante de um protocolo entre a companhia, a Associação de Turismo de Lisboa e a ANA-Aeroportos, afirmou.

A transportadora de bandeira receberá 1 milhão de euros, a 3 anos, sendo que a maior fatia, de 600 mil euros, acontecerá logo em 2009. «Estes voos são muito complexos. Muito caros. Só o apoio de todas as entidades (que permitem a promoção dos destinos) ajudam a viabilizar» estas rotas, sublinhou Gama-Mór, na assinatura do protocolo, que decorreu em Macau no âmbito do 34º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagem (APAVT).

Crise afecta sector

Presente na assinatura do protocolo, o presidente do conselho de administração da ANA, Guilhermino Rodrigues, explicou que «esta iniciativa pretende ser uma ajuda num período que se adivinha que pode ser de estagnação ou mesmo de decréscimo» nas viagens de avião, dada a actual conjuntura económica.

O presidente da ANA avançou ainda que estes incentivos que a TAP vai receber, e que fazem parte de alguns instrumentos que já existem para incentivar a criação de rotas, têm componentes distintas. Tratam-se de um apoio financeiro fixo que é o da promoção e de uma componente variável, que faz variar os bónus a atribuir à TAP em função dos passageiros que conseguirá trazer para Lisboa. Para além disso, o incentivo a atribuir será diferente se se tratar de Verão ou Inverno, neste último sendo maior já que se trata de época baixa.

«Esta iniciativa tem o maior empenhamento por parte da ANA e do Turismo de Portugal», frisou Guilhermino Rodrigues, embora acrescentando que «os incentivos desaparecem no terceiro ano, e são diferentes do primeiro para o segundo, porque o objectivo não é viabilizar as rotas mas sim ajudar ao seu arranque».

Já o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, sublinhou a importância para o País em aliar a captação de novos turistas para Portugal a uma marca reconhecida como é a TAP e que é «a nossa companhia de bandeira».

* A jornalista viajou para Macau a convite da APAVT
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