Neve, chuva e vento até domingo: massa de ar fria faz cair temperaturas em todo o país - TVI

Neve, chuva e vento até domingo: massa de ar fria faz cair temperaturas em todo o país

  • CNN Portugal
  • CM
  • 24 abr, 19:07
Primavera

Temperaturas que estavam acima dos valores habituais para a época caem para valores abaixo

O frio está de volta a todo o país, com as temperaturas a caírem para valores abaixo do habitual para a época já a partir desta quinta-feira, e até domingo, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta para "uma mudança significativa do estado do tempo" no continente.

Além da queda "notória" nos termómetros, que registavam "valores acima" do que era esperado, vai também chover - chuva essa que pode ser acompanhada de trovoada e queda de granizo e que "será de neve" nas terras altas -, com o vento a soprar forte, "com rajadas até 60 km/h", nomeadamente no feriado. 

"A partir de dia 25 é esperada precipitação, inicialmente apenas no Norte e Centro, e em geral fraca, estendendo-se ao restante território e intensificando no dia 26, devido à passagem de uma superfície frontal fria", explica o IPMA.

Esta mudança no tempo "deve-se a um fluxo do quadrante norte, transportando uma massa de ar mais fria no flanco leste do anticiclone localizado no Atlântico Norte, que se estenderá em crista desde a região dos Açores até à Islândia, permitindo assim o desenvolvimento e deslocamento de perturbações frontais até à Península Ibérica".

Após a passagem deste sistema, o tempo "continuará instável", pelo menos até domingo, "com ocorrência de aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro".

A descida das temperaturas vai sentir-se, sobretudo, nas máximas, com menos 5ºC nas regiões Norte e Centro. "Esta descida deverá continuar e estender-se a todo o território de forma gradual, até domingo, já com valores ligeiramente inferiores à média para a altura do ano".

No fim de semana são "esperadas mínimas inferiores a 10ºC na generalidade do território", exceto no Algarve, "sendo inferiores a 5°C no interior Norte e Centro". As máximas não deverão ultrapassar os 20°C, excetuando novamente algumas partes do sul do país, "e não ultrapassando os 15°C em muitos locais do Norte e Centro".

O IPMA esclarece, ainda, que devido à situação meteorológica que se avizinha "poderão vir a ser emitidos avisos".

Continue a ler esta notícia