Príncipe Harry vai marcar presença na coroação de Carlos III - TVI

Príncipe Harry vai marcar presença na coroação de Carlos III

  • CNN Portugal
  • AM
  • 12 abr 2023, 15:22

Meghan Markle e os dois filhos vão, contudo, permanecer nos Estados Unidos

Relacionados

O Príncipe Harry vai marcar presença na coroação de Carlos III, anunciou o Palácio de Buckingham em comunicado, frisando que a duquesa de Sussex, Meghan Markle, e os seus filhos, Archie e Lilibet, vão permanecer nos Estados Unidos.

"O Palácio de Buckingham tem o prazer de confirmar que o Duque de Sussex irá assistir ao Serviço de Coroação na Abadia de Westminster no dia 6 de maio. A duquesa de Sussex permanecerá na Califórnia com o Príncipe Archie e a Princesa Lilibet", pode ler-se no comunicado, citado pela imprensa britânica.

A coroação acontece no mesmo dia em que o príncipe Archie celebra o seu quarto aniversário.

Esta será a primeira vez que o príncipe Harry será visto em público junto da família real depois de, durante a promoção do livro de memórias, o príncipe Harry não se ter comprometido com a presença no evento.

Isto porque, quer durante o documentário da Netflix, quer no livro de memórias, Harry ter acusado a família real de ter feito "jogo sujo" contra ele e a mulher e de ter revelado que o irmão o terá agredido fisicamente numa discussão em 2019, na Nottingham Cottage, depois de terem discordado sobre Meghan Markle. As acusações não parecem ajudar a qualquer clima de reconciliação entre os diversos membros da família real.

O casal Sussex recebeu o convite para a coroação depois de ter sido informado que teria de desocupar a Frogmore Cottage, a residência oficial que mantinham no Reino Unido e que está localizada nos jardins do Castelo de Windsor. Harry e Megham vivem com os filhos Archie e Lilibet na Califórnia, mas estavam autorizados a utilizar aquela casa como residência oficial, pelo menos durante o reinado de Isabel II, cenário que mudou com a chegada de Carlos III ao trono.

A informação da saída da residência foi confirmada por uma porta-voz da fundação Archewell, mas o Palácio de Buckingham não comentou o assunto, por se tratar de uma questão familiar.

A cerimónia de coroação do rei Carlos III e da rainha consorte Camilla vai decorrer a 6 de maio de 2023, na abadia de Westminster, em Londres. Os britânicos vão ter direito a um fim de semana prolongado para festejar os novos reis, que contará não só com a cerimónia, mas também com um concerto e ações de voluntariado.

Apesar da divulgação do programa das festas, a lista de convidados para a cerimónia ainda não foi divulgada. O irmão da princesa Diana já afirmou, em entrevista ao podcast da Times Radio "Off Air", que não espera ser convidado para a cerimónia.

Continue a ler esta notícia

Relacionados