Projeto europeu lança guia em seis línguas para inclusão de refugiados - TVI

Projeto europeu lança guia em seis línguas para inclusão de refugiados

  • Agência Lusa
  • FMC
  • 11 ago 2022, 15:27
Refugiados ucranianos atravessam uma ponte na Ucrânia, perto da fronteira polaca, a 6 de março de 2022

Um projeto europeu que, em Portugal, inclui a Universidade de Coimbra (UC), lançou um guia em seis línguas que pretende contribuir para a inclusão linguística de imigrantes e refugiados, foi esta quinta-feira anunciado.

A obra, com 190 páginas e disponível em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, “aborda os diferentes desafios que surgem no período de integração de imigrantes e refugiados e propõe soluções que podem facilitar esse complexo processo”, sustenta a UC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A nota adianta que o guia foi “concebido como um manual para orientar os diferentes intervenientes no processo de inclusão dos migrantes (profissionais ou voluntários do ensino de línguas, organizações não governamentais e instituições públicas nacionais e supranacionais)”.

O documento explica ainda “através de uma linguagem acessível, mas rigorosa” os avanços teóricos na área de acolhimento dos migrantes, “e propõe vários recursos que podem ser usados em situações concretas de integração”.

“Este guia para a inclusão linguística de migrantes pretende tornar-se um aliado, tanto daqueles que desejam alargar o seu conhecimento do fenómeno migratório, como dos que, enquanto profissionais ou em regime de voluntariado, trabalham ativamente para facilitar o processo de integração social de imigrantes e refugiados”, frisou, citada na nota, Cristina Martins, coordenadora da equipa da Universidade de Coimbra no projeto europeu INCLUDEED, que editou a obra.

A também docente da Faculdade de Letras da UC considerou que o domínio das línguas “pode ser determinante” na integração de migrantes e refugiados.

“A língua é a chave para entrar e participar plenamente na comunidade de acolhimento. Não saber a língua da comunidade a que se quer pertencer restringe a autonomia, a liberdade e, em última análise, a integração”, argumentou.

O projeto INCLUDEED, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, congrega, para além da Universidade de Coimbra, equipas das universidades de Salamanca (Espanha), Bolonha (Itália), Heidelberg (Alemanha), Poitiers (França) e Trinity College Dublin (República da Irlanda).

A versão portuguesa do guia está disponível para consulta ou ‘download’ gratuito em https://eusal.es/eusal/catalog/book/978-84-1311-659-4.

Continue a ler esta notícia