PSD denuncia "quebra de confiança" e põe em causa entendimento com Governo para escolha do novo aeroporto - TVI

PSD denuncia "quebra de confiança" e põe em causa entendimento com Governo para escolha do novo aeroporto

  • CNN Portugal
  • 2 out, 11:37
Miguel Pinto Luz. Foto: Lusa

REVISTA DE IMPRENSA. Sociais-democratas sinalizaram desconforto ao Governo no anúncio da reprivatização da TAP

Relacionados

O PSD assume que o rumo do processo de escolha da localização do novo aeroporto levou a uma "quebra de confiança", que pode levar o partido a romper o entendimento a que chegou com o Governo no ano passado.

Ao jornal Público, Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD, admitiu que a quebra de confiança está relacionada com as alegações em torno da falta de independência da comissão técnica e também das declarações, consideradas contraditórias, dos membros do Governo sobre a opção Santarém.

O social-democrata lembra a "ligação" a coordenadora da comissão técnica independente, Rosário Partidário, ao “anterior processo de selecção de Alcochete”, em 2008. E critica também os estudos que "iam ser elaborados por entidades de total independência mas que foram adjudicados a instituições académicas de origem dos próprios membros da comissão" que vai ajudar a escolher a localização do novo aeroporto.

O PSD sublinha também que João Galamba, ministro das Infraestruturas, já se opôs publicamente à opção de Santarém, quando o secretário de Estado da Conservação da Natureza, João Paulo Catarino, assumiu uma posição "exatamente contrária".

"Tudo isto somado deixa o PSD desconfortável", diz ao Público Pinto Luz, lembrando ainda os atrasos sucessivos e a falta de meios da comissão. O vice-presidente dos sociais-democratas revela que o PSD aproveitou para sinalizar este desconforto no anúncio da reprivatização da TAP, que está, naturalmente, relacionada com a escolha da localização do novo aeroporto.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE