Um homem que estava detido pela PSP em cumprimento de um mandado de detenção europeu fugiu esta manhã à porta do Tribunal da Relação de Lisboa, apurou a CNN Portugal, quando ia ser presente a interrogatório judicial.
O detido, de 36 anos e nacionalidade argelina, aproveitou o momento em que saía da carrinha celular da PSP para entrar no edifício e conseguiu libertar-se das algemas e dos agentes que o acompanhavam, fugindo a pé.
Seguiu-se uma perseguição a pé pelas ruas da Baixa de Lisboa, tendo o suspeito em fuga sido avistado pela última vez na rua Vítor Cordon, na zona do Chiado.
A PSP tem montada uma operação na tentativa de recaptura do foragido, até ao momento sem sucesso.
A CNN sabe que o suspeito era procurado por crimes na Alemanha por crimes de fogo posto. Foi detido pela PSP no aeroporto de Lisboa, nos últimos dias, quando tentava entrar no nosso país à chegada de um voo proveniente do estrangeiro. Ao ser identificado no controlo de passageiros, o sistema sinalizou o mandado de captura europeu.
Com base no mandado europeu, a detenção teria de ser validada pelo Tribunal da Relação, onde também iriam ser, esta manhã, aplicadas medidas de coação ao suspeito até à sua extradição para a Alemanha. O suspeito deveria à partida aguardar pela mesma em prisão preventiva, face ao perigo de fuga, o que acabou por acontecer ainda à porta do tribunal.