Oni reduz prejuízos para 16,6 milhões (Actualização1) - TVI

Oni reduz prejuízos para 16,6 milhões (Actualização1)

ONI (logotipo)

(Actualização1) A Oni registou uma redução dos prejuízos para 16,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano face aos 80 milhões do mesmo período do ano passado.

Em conferência de imprensa o presidente executivo da operadora, Diogo da Silveira, justificou esta redução com a venda da operação em Espanha mas também com a melhoria dos resultados operacionais em Portugal, nomeadamente, devido ao esforço na captação e retenção de clientes.

O EBITDA da Oni passou de 5 milhões de euros até Setembro de 2004 para 15,5 milhões de euros no final dos primeiros nove meses de 2005. O CEO refere que o valor teria ainda sido superior se não tivessem existido cerca de 27 milhões de euros dispendidos na aquisição e retenção de clientes.

As receitas, em termos comparáveis, cresceram 3% para 239 milhões de euros, o ritmo de captação de clientes aumentou 57%. A conquista de clientes de banda larga, em Portugal, cresceu 151%, com a angariação de 17 mil novos clientes.

A margem bruta atingiu os 119 milhões de euros, o que representa um aumento global de 4 milhões de euros face ao período homólogo, situando-se nos 49,7% das vendas. Apesar da pressão competitiva do mercado nacional em termos de preços, a Oni Telecom manteve a sua margem bruta.

Esta evolução é suportada pelo decréscimo dos custos operacionais, no mesmo período, na ordem dos 14%, tendo para tal contribuído a diminuição de custos com pessoal, que baixaram 13% face a Setembro de 2004. Esta diminuição corresponde a um impacto de 5,2 milhões de euros e decorre da redução de 154 colaboradores.

«O esforço de reorganização, ao nível dos principais processos operacionais da companhia, é também relevante, nomeadamente com a redução do tempo médio de provisão dos seus produtos de banda larga que se situa actualmente nos 30 dias», referiu o responsável da empresa.
Continue a ler esta notícia