Em conferência de imprensa o presidente executivo da operadora, Diogo da Silveira, justificou esta redução com a venda da operação em Espanha mas também com a melhoria dos resultados operacionais em Portugal, nomeadamente, devido ao esforço na captação e retenção de clientes.
O EBITDA da Oni passou de 5 milhões de euros até Setembro de 2004 para 15,5 milhões de euros no final dos primeiros nove meses de 2005. O CEO refere que o valor teria ainda sido superior se não tivessem existido cerca de 27 milhões de euros dispendidos na aquisição e retenção de clientes.
As receitas, em termos comparáveis, cresceram 3% para 239 milhões de euros, o ritmo de captação de clientes aumentou 57%. A conquista de clientes de banda larga, em Portugal, cresceu 151%, com a angariação de 17 mil novos clientes.
A margem bruta atingiu os 119 milhões de euros, o que representa um aumento global de 4 milhões de euros face ao período homólogo, situando-se nos 49,7% das vendas. Apesar da pressão competitiva do mercado nacional em termos de preços, a Oni Telecom manteve a sua margem bruta.
Esta evolução é suportada pelo decréscimo dos custos operacionais, no mesmo período, na ordem dos 14%, tendo para tal contribuído a diminuição de custos com pessoal, que baixaram 13% face a Setembro de 2004. Esta diminuição corresponde a um impacto de 5,2 milhões de euros e decorre da redução de 154 colaboradores.
«O esforço de reorganização, ao nível dos principais processos operacionais da companhia, é também relevante, nomeadamente com a redução do tempo médio de provisão dos seus produtos de banda larga que se situa actualmente nos 30 dias», referiu o responsável da empresa.
Oni reduz prejuízos para 16,6 milhões (Actualização1)
- Alda Martins
- 26 out 2005, 19:25
(Actualização1) A Oni registou uma redução dos prejuízos para 16,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano face aos 80 milhões do mesmo período do ano passado.
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