Zeinal Bava: TV por satélite arranca antes do Verão - TVI

Zeinal Bava: TV por satélite arranca antes do Verão

Zeinal Bava prepara-se para entrar na Tv por satélite

Oferta da PT vai ser em alta-definição

O vice-presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, anunciou esta quinta-feira que a Portugal Telecom (PT) prevê que a televisão por subscrição por satélite arranque «antes do Verão».

O mesmo responsável frisou na conferência de imprensa de apresentação dos resultados referentes a 2007 que, só o ano passado a operadora nacional investiu 43 milhões de euros no aluguer de capacidade para a mesma oferta.

«Ao contrário da TV Cabo, a nossa oferta vai ser em alta-definição» disse Bava, que acrescentou que os clientes apenas «terão de mudar a box da TV».

Bava criticou ainda a posição dominante da Zon Multimédia na televisão por subscrição e as condições que dá para o acesso aos conteúdos: «Mais do que a quota de mercado, há uma empresa que tem um nível de controlo de conteúdos que lhe dá vantagens desproporcionais», denunciou Bava.

O mesmo responsável referiu também que a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) deveria ter em atenção essa posição quando analisar a concorrência no mercado.

Estratégia da PT pode passar por TDT

Quanto aos concursos para a Televisão Digital Terrestre (TDT), Bava foi peremptório: «Têm de ser vistos de forma criteriosa».

Para o vice-presidente da Portugal Telecom (PT) há dois factores condicionantes na TDT: «a interoperabilidade das caixas e o acesso mais razoável aos conteúdos». No entanto, assumiu que a oferta da Portugal Telecom «encaixa perfeitamente na oferta de satélite e poderá vir a encaixar na oferta de TDT».

As acções da PT seguem a escalar 3,07% para os 8,37 euros.
Continue a ler esta notícia