Um avião de carga da UPS despenhou-se pouco depois da descolagem do aeroporto de Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos, de acordo com informações preliminares, apurou a CNN. A bordo seguiam três tripulantes, segundo a empresa, que não confirma a existência de feridos ou vítimas mortais.
No entanto, o mayor de Louisville confirma a existência de "vários feridos" e um incêndio em curso. "Há muitas estradas encerradas, por favor, evitem o local", escreveu Craig Greenberg no X.
Rachel and I are praying for victims of the UPS plane that crashed during takeoff at 5:15 p.m. We have every emergency agency responding to the scene. There are multiple injuries and the fire is still burning. There are many road closures in the area – please avoid the scene.…
— Mayor Craig Greenberg (@LouisvilleMayor) November 4, 2025
Nas imagens aéreas a que a CNN teve acesso é possível ver a extensão do incêndio causado pela queda do avião, bem como a existência de vários edifícios no perímetro das chamas.
O voo 2976 da UPS despenhou-se pouco depois das 17 horas locais e dirigia-se para o Aeroporto Internacional Daniel K. Inouye em Honolulu, segundo um comunicado da Administração Federal da Aviação (FAA), que já está a investigar o acidente juntamente com o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB), que será o responsável pela investigação.
O Departamento de Polícia da Área Metropolitana de Louisville e outras agências norte-americanas estão a responder ao acidente, disse a LMPD numa publicação no X.
LMPD and multiple other agencies are responding to reports of a plan crash near Fern Valley and Grade Lane. Grade lane will be closed indefinitely between Stooges and Crittenden. Injuries reported. pic.twitter.com/QB7YaWscat
— LMPD (@LMPD) November 4, 2025
O Aeroporto Internacional Louisville Muhammad Ali é o centro aéreo mundial da UPS, onde mais de 12.000 trabalhadores processam mais de dois milhões de encomendas por dia, segundo a empresa.
A aeronave em causa, um McDonnell Douglas MD-11F, é um avião de transporte de mercadorias fabricado originalmente pela McDonnell Douglas e mais tarde pela Boeing. O avião é utilizado principalmente pela FedEx Express, Lufthansa Cargo e UPS Airlines para transporte de carga.