Râguebi: Mundial passa a ser disputado por 24 seleções - TVI

Râguebi: Mundial passa a ser disputado por 24 seleções

África do Sul afastou a anfitriã França do Mundial de Râguebi (AP Photo/Aurelien Morissard)

Alargamento ocorrerá a partir da próxima edição, na Austrália

Relacionados

O Campeonato do Mundo de râguebi Austrália2027 vai ser alargado para 24 seleções, mais quatro do que as que disputam a competição desde 1999, anunciou hoje a World Rugby, após a votação do Conselho Geral do organismo.

O alargamento faz parte de um pacote de medidas que será ratificado na quinta-feira, na assembleia geral do organismo que superintende a modalidade a nível mundial, e que prevê ainda uma nova competição bianual entre as 10 primeiras seleções do ‘ranking’ e duas convidadas.

O novo formato do Mundial prevê a distribuição das 24 seleções em seis grupos de quatro equipas, ao invés dos quatro grupos de cinco equipas que tem sido adotado nos últimos anos.

A alteração permite diminuir a duração da competição de sete para seis semanas, ao reduzir a fase de grupos para três jogos para cada seleção, apesar da introdução de uma eliminatória adicional antes dos quartos de final.

Assim, para os oitavos de final, irão apurar-se diretamente os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados.

Segundo o comunicado emitido pela World Rugby, os «detalhes sobre a qualificação» para o Mundial Austrália2027 serão decididos após uma «avaliação completa do França2023 e uma consulta às federações» nacionais e internacionais.

No entanto, a possibilidade de apurar diretamente os quartos classificados da fase de grupos do França2023, que colocaria desde já Portugal na próxima edição do Mundial, terá ‘caído’, adiantou à agência Lusa uma fonte ligada ao processo.

Atualmente, o Campeonato do Mundo apura automaticamente os três primeiros classificados de cada grupo, sendo as restantes vagas distribuídas pelos torneios de qualificação das diferentes federações internacionais, incluindo a Rugby Europe.

O Campeonato do Mundo de râguebi é a maior competição internacional da modalidade e disputa-se de quatro em quatro anos desde a primeira edição, realizada em 1987.

As três primeiras edições foram disputadas por 16 seleções, antes de o número de participantes ser alargado para 20, em 1999, mantendo-se inalterado desde essa data.

Portugal apurou-se para a competição em duas edições, em 2007 e em 2023, ambas realizadas em França, tendo conseguido este ano a sua primeira vitória, frente às Fiji (24-23), no último encontro do Grupo C.

Continue a ler esta notícia

Relacionados