Dois homens foram atingidos por um raio num pico do Colorado, nos Estados Unidos. Acredita-se que este possa ser o salvamento de helicóptero com maior altitude de que há registo neste estado montanhoso.
Os dois homens, cujas identidades permanecem em anonimato, pretendiam chegar ao cume da montanha, avançou o oficial de informação pública da Alpine Rescue Team, Jake Smith. Após terem cumprido o objetivo, foram atingidos por um raio.
As operações de resgate ocorreram na passada quinta-feira, perto de Torreys Peak, uma montanha com 4.360 metros e a 60 quilómetros do oeste de Denver, considerado o 11º ou 12º pico mais alto do Colorado.
Ainda antes de serem atingidos pelo raio, os dois homens pediram ajuda pelas 17:00, depois de se desviarem da rota inicialmente prevista - caminho este que não exigia experiência ou uso de equipamento de escalada.

Após a ajuda dos profissionais, os dois homens prosseguiram o caminho e pouco depois, num segundo telefonema, informaram as autoridades sobre o sucedido - tinham sido atingidos por um raio.
Além dos 30 socorristas que subiram a montanha para colaborarem nas operações de resgate, foi também utilizado um helicóptero da Guarda Nacional do Colorado para retirar a vítima que se encontrava em estado mais grave, que foi levado de imediato para o hospital.
Mais tarde, por volta da meia-noite, o helicóptero regressou ao local para resgatar o segundo homem, que se encontrava em situação menos crítica.