Opinião: «Demagogia com as SCUT pode incendiar o país» - TVI

Opinião: «Demagogia com as SCUT pode incendiar o país»

Leia o comentário semanal do Prof. Marcelo no «Jornal Nacional» da TVI

Relacionados
Marcelo Rebelo de Sousa também entrou no debate sobre as SCUT. No seu comentário habitual no «Jornal Nacional da TVI», alertou para os perigos da demagogia, nomeadamente no que diz respeito à proposta de isenções apresentada por José Sócrates.

«Temo bem que se entre numa demagogia que vai incendiar o país, depois de incendiar o Porto. Há um primeiro critério, para os residentes, mas só faz sentido se for em áreas deprimidas. Depois há as áreas económicas, mas isso aplica-se às transportadoras de mercadorias? É um assunto que não pode ser tratado de ânimo leve, com populismo, sobretudo na crise financeira que atravessa o país», frisou.

VEJA AQUI O VÍDEO COM O COMENTÁRIO COMPLETO

De qualquer forma, Marcelo considera que será muito difícil aplicar o pagamento de portagens nas SCUT já a 1 de Julho: «Não há praças de portagens, não há portageiros e não há chips, como é que há pagamento? Não sei. A não ser que descubram uma forma genial de detectar e identificar os veículos».

Rebelo de Sousa também tem dúvidas em relação a quem não vive em Portugal, como os estrangeiros ou os emigrantes. «Recebi muitos mails de emigrantes a quererem saber como é. Para já isto está em suspenso e os passos dados foram sensatos», considerou, recordando que as SCUT foram lançadas pelo Governo de António Guterres e agora chegou-se a uma altura em que é preciso pagá-las.

Marcelo também comentou a crise na Europa, com implicações em Portugal, as diferenças de perspectiva entre José Sócrates e Cavaco Silva, assim como a vantagem do PSD nas sondagens e o diferente entre a Telefónica e a PT. VEJA AQUI O VÍDEO COM O COMENTÁRIO COMPLETO
Continue a ler esta notícia

Relacionados