Remuneração média na função pública sobe 4,5% para 1.620 euros em janeiro - TVI

Remuneração média na função pública sobe 4,5% para 1.620 euros em janeiro

  • Agência Lusa
  • AM
  • 15 mai 2023, 19:37
Notas, dinheiro, euro, poupança. Foto: Adrien Fillon/NurPhoto via Getty Images

Aumento resulta da conjugação da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, bem como “das medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas”

O valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores da administração pública fixou-se em 1.619,6 euros brutos, em janeiro, um aumento de 4,5% face ao mesmo mês de 2022, segundo estatísticas publicadas esta segunda-feira pela DGAEP.

“Em janeiro de 2023, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.619,6 euros, correspondendo a uma variação global média de +3,2% face ao mês de referência do trimestre precedente (outubro 2022), e a uma variação homóloga de +4,5%”, pode ler-se na síntese elaborada pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Segundo explica o organismo, o aumento resulta da conjugação da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, bem como “das medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas”.

Também o aumento do salário mínimo nacional em 55 euros, para 760 euros, em janeiro, e a atualização da base remuneratória da administração pública, para 761,58 euros, contribuíram para a subida do valor da remuneração média.

Já o ganho médio mensal (que inclui subsídios e suplementos remuneratórios) é estimado pela DGAEP em 1.910,3 euros brutos em janeiro, mais 5,1% em termos homólogos e mais 3,4% em relação a outubro.

“A variação homóloga resulta do aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes do ganho, como subsídios e suplementos regulares e pagamentos por horas suplementares ou extraordinárias”, explica a DGAEP.

Emprego público volta a subir e atinge novo máximo no primeiro trimestre

O número de trabalhadores da administração pública voltou a subir no primeiro trimestre, em 0,7% em termos homólogos, para 745.642, atingindo um novo máximo desde o início da série, em 2011, segundo dados da DGAEP hoje publicados.

De acordo com a síntese estatística da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), em "31 de março de 2023, o emprego no setor das administrações públicas situou-se em 745.642 postos de trabalho, correspondente a +2,5% (+17.941 postos de trabalho), face a 31 de dezembro de 2011".

O número de postos de trabalho na administração pública tem vindo a aumentar nos últimos anos e desde 2020 que é superior a 700 mil.

No primeiro trimestre de 2023, o emprego público aumentou 0,7% em termos homólogos e 0,5% face ao trimestre anterior, de acordo com a DGAEP.

O crescimento homólogo de 0,7% (mais 4.942 postos de trabalho) "resulta sobretudo do aumento na administração local" que registou mais 4.548 trabalhadores no primeiro trimestre, indica a síntese estatística.

Ao contrário, na administração central registou-se uma redução de 252 postos de trabalho.

"Na administração local, o aumento de emprego face ao período homólogo teve origem, fundamentalmente, nos técnicos superiores (+1.176 postos de trabalho) e nos representantes do poder legislativo (+1.130)", explica o organismo.

Já a quebra de emprego na administração central resultou "da redução nas Forças Armadas (-2.153 postos de trabalho), mas também do aumento nas Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação (+1.469 postos de trabalho, sobretudo docentes do ensino superior com contratos a termo) e nas Forças de Segurança (+714, em resultado, principalmente, da contratação de guardas da GNR no 2.º trimestre de 2022)", explica a DGAEP.

Face ao trimestre anterior, o emprego nas administrações públicas aumentou 0,5% (+3.448 postos de trabalho), devido ao acréscimo de 0,4% na administração central (0,4%) e de 0,8% na local.

Na administração central, o aumento de emprego face ao trimestre anterior verificou-se sobretudo nas Entidades Públicas Empresariais (EPE) do Serviço Nacional de Saúde (+1.646 postos de trabalho) "por força da contratação a termo de médicos que iniciaram o internato em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde" e nas escolas de ensino básico e secundário (+1.016), devido à contratação a termo de docentes.

No final do primeiro trimestre, 62% dos trabalhadores das administrações públicas eram mulheres. Nas administrações regionais, a taxa de feminização era mais elevada e a administração local era o subsetor com a taxa de feminização mais baixa (45,1%).

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE