Republicanos recuperam controlo da Câmara dos Representantes nos Estados Unidos - TVI

Republicanos recuperam controlo da Câmara dos Representantes nos Estados Unidos

  • CNN Portugal
  • PF
  • 17 nov 2022, 00:00
Câmara dos Representantes (AP Photo/Wilfredo Lee, File)

O controlo republicano da Câmara dos Representantes vai permitir ao partido iniciar investigações à administração Biden e controlar alguns dos comités mais poderosos desta câmara, como o da Segurança Nacional.

O Partido Republicano garantiu o controlo da Câmara dos Representantes, afirma a CNN Internacional, que noticia que o GOP (Grand Ol' Party) conseguiu conquistar os 218 lugares necessários para obter uma maioria, a primeira em dez anos.

O resultado surge oito dias após as eleições intercalares, para as quais as sondagens projetavam uma "onda vermelha". Contudo, os democratas obtiveram o melhor resultado de um partido no poder nos últimos 20 anos, e mantiveram o controlo do Senado.

O presidente Joe Biden já deu os parabéns ao líder dos republicanos na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, garantindo que irá "trabalhar com toda a gente - democratas ou republicanos - para satisfazer as necessidades das classes trabalhadoras".

"As eleições da semana passada demonstraram a força e a resiliência da democracia americana. Houve uma forte rejeição dos negacionistas, da violência política e da intimidação. Houve uma declaração enfática de que, na América, prevalece a vontade do povo", começou por dizer Biden, num comunicado citado pela CNN Internacional.

"Nesta eleição, os eleitores vincaram claramente quais as suas preocupações: a necessidade de baixar os custos de vida, de proteger o direito de escolha (ao aborto), e de preservar a nossa democracia. Como eu disse na semana passada, o futuro é demasiado promissor para ficar preso em guerras políticas. Os americanos querem que façamos as coisas por eles. Querem que nos concentremos nas questões que lhes dizem respeito e em melhorar as suas vidas", completou.

O controlo republicano da Câmara dos Representantes marca o fim da presidência de Nancy Pelosi, que cumpriu dois mandatos à frente deste órgão, e vai permitir que o Partido Republicano inicie investigações à administração Biden e controle alguns dos comités mais poderosos desta câmara, como o da Segurança Nacional.

Líder republicano quer "novo rumo" para o país

No Twitter, Kevin McCarthy, que deverá ser o sucessor de Pelosi, já manifestou a satisfação com este resultado. "Os republicanos conquistaram oficialmente a Câmara do Povo! Os americanos estão prontos para um novo rumo, e os republicanos da Câmara dos Representantes estão prontos para mostrar resultados", escreveu o representante.

Continue a ler esta notícia