As buscas por duas pessoas que alegadamente desapareceram no sábado no mar na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, foram retomadas esta segunda-feira, às 08:00, com uma embarcação salva-vidas e duas motas de água, adiantou fonte da Marinha.
Em declarações à agência Lusa, o comandante José Sousa Luís indicou que as buscas estão a decorrer no mar e em terra.
No mar, disse, está a operar uma embarcação salva-vidas da Póvoa de Varzim e duas motas de água. Já em terra, as buscas estão a decorrer com o comando local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, da GNR e da PSP de Vila do Conde.
No domingo, de acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (ANM), as buscas foram interrompidas pelas 20:00 "sem que se tivesse encontrado" as duas pessoas.
Nas operações de busca esteve empenhado um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que retomou os trabalhos pelas 15:00, depois de abortar a missão pelas 10:15 devido a condições atmosféricas, nomeadamente nevoeiro.
Associações de pescadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a associação de nadadores-salvadores "Os Golfinhos" e os concessionários das praias também participaram na operação.
Em comunicado divulgado no sábado, a Autoridade Marítima Nacional referiu serem desconhecidas as causas que estiveram na origem da ocorrência, tendo as buscas sido interrompidas ao início da noite sem que tivessem sido encontradas as vítimas.
O alerta para o desaparecimento foi dado no sábado às 16:52, por um familiar das vítimas, tendo sido iniciadas de imediato buscas no local.