Lucros da Portucel caem mais do que esperado - TVI

Lucros da Portucel caem mais do que esperado

Portucel

Grupo criou mais 212 novos postos de trabalho o ano passado

Relacionados
Os lucros da Portucel caíram 14,9% para 131,1 milhões de euros em 2008, um valor que fica abaixo aos 140,5 milhões de euros previstos pelos analistas.

As receitas do período em análise baixaram 1,3% para 1.131,9 milhões de euros e o EBITDA diminuiu 20,3 pct para 271,7 milhões de euros.

A empresa salienta ainda a criação de 212 novos postos de trabalho, em 2008, (o efectivo do Grupo passa assim a 2.164 colaboradores directos), no âmbito do projecto da nova fábrica de papel de Setúbal, «apesar do ambiente de crise global que assola a economia mundial e nacional», avança a grupo.

Desempenho afectado pelo arrefecimento da procura

«O desempenho do Grupo foi penalizado pelo arrefecimento da procura mundial nos mercados de pasta e de papel e pela persistência, durante quase todo o ano, de custos excessivamente elevados nas matérias-primas e outros consumíveis e nas operações logísticas», acrescentam.

As vendas de papel desempenharam 71% do volume de negócios e as as vendas de pasta 21%. Já as vendas de energia e produtos florestais (entre outros) representam 8% do volume de negócios.

As vendas globais de papel, com um volume de 1.017 mil toneladas, registaram um valor sensivelmente idêntico ao de 2007 (uma vez que a redução de 1,3% no volume foi praticamente compensada por um aumento do preço médio de 1,2%) sendo que as realizadas fora dos mercados europeus e norte-americano aumentaram o seu peso relativo para cerca de 10%.

O retorno sobre as vendas (ROS) foi de 11,6% e o rácio da dívida líquida sobre o EBITDA atingiu 1,7.

A autonomia financeira no final de 2008 situou-se em 50,8% e o rácio Dívida Líquida/EBITDA fixou-se em 1,7. A dívida líquida remunerada correspondeu no final do ano a 459,6 milhões de euros, «o que representa um acréscimo de apenas 91,8 milhões de euros no contexto do plano de desenvolvimento em curso», asseguram.

Perspectivas para o futuro

O grupo Portucel Soporcel garante que encara o futuro «com confiança» e que vão prosseguir com a execução do seu plano de desenvolvimento, com particular destaque para a construção da nova fábrica de papel no complexo industrial de Setúbal e para o aumento de capacidade de produção de energia.

O Grupo irá dar continuidade ainda ao trabalho de «alargamento do leque de países onde vende os seus produtos e ao reforço de posições em mercados» onde tem uma presença.

As acções da Portucel seguem a cair 1,17% para os 1,43 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados