O atual presidente do Rio Ave, António Silva Campos, anunciou esta segunda-feira que não vai ser candidato às próximas eleições, previstas para novembro.
O líder dos vilacondenses justifica a decisão com problemas de saúde e garantiu que não tomou a decisão «de ânimo leve».
«Depois de muito ponderar com a minha família e ciclo de amigos mais chegados, chegou o tempo de encerrar o meu ciclo no Rio Ave. Não serei candidato nas próximas eleições. As razões que me levam a esta decisão não são de agora. Desde há uns anos tenho adiado esta posição, por considerar que devia dar ainda mais algo de mim pelo Rio Ave, mas a minha saúde não tem ajudado, obrigando-me a um esforço e sacrifício cada vez maior e expondo-me a uma debilidade que acaba por afetar, não só a mim, mas também a minha família e quem me rodeia. É tempo de iniciar um novo ciclo e procurar preservar a saúde e qualidade de vida que possa ter», afirmou, num vídeo publicado nos meios de comunicação dos rioavistas.
António Silva Campos informou ainda que vai solicitar a antecipação das eleições, para que o novo presidente possa planear a temporada 2023/24.
«Como as eleições são apenas em novembro e não faz sentido estar em gestão até essa data, até porque não sinto forças para tal, solicitei ao presidente da Mesa da Assembleia uma reunião com o Conselho Geral para debater a validade de antecipação das eleições. Faz todo o sentido que, quem começar o novo ciclo, o faça no início da época», concluiu.
António Silva Campos, refira-se, entrou para a presidência do Rio Ave em 2008. Alcançou um recorde de 13 presenças consecutivas na primeira divisão, além quatro presenças inéditas na Liga Europa, uma ida na final da Taça de Portugal - pela segunda vez na história do clube - e uma disputa da Supertaça.
Durante a sua liderança, o Rio Ave construiu uma nova academia para o futebol de formação, um novo relvados de treino para equipa principal e recuperou a sede do clube.
A declaração de António Silva Campos na íntegra: